• Carregando...

Às 7h30 deste domingo será dada a largada para a tradicional Maratona de Curitiba. Esse ano ocorre a 10ª edição da prova. A organização estima que aproximadamente 2.300 pessoas participem do evento. Além da maratona de 42 km, este ano haverá uma prova menor de 10 km e uma caminhada. Ao todo, 3.755 pessoas vão correr ou caminhar pelas ruas de Curitiba.

A largada e chegada serão na praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. Várias ruas importantes da cidade vão ser bloqueadas durante a manhã deste domingo, quando os atletas disputam as provas. A organização da maratona reuniu um efetivo de 975 guardas municipais, policiais militares, agentes de trânsito, policiais rodoviários e soldados do Exército.

Para atender o trânsito, a Diretran, o BPtran e a Polícia Rodoviária Federal trabalharão em conjunto no fechamento de rua e escolta dos corredores. Os soldados do Exército ficarão espalhados pelo percurso para dar suporte à organização. Estarão mobilizados ainda 250 escoteiros voluntários.

A Diretoria de Trânsito (Diretran) de Curitiba alerta principalmente aos candidatos do vestibular da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR) sobre o bloqueio de várias ruas do Centro Cívico e de outros bairros da cidade. O fechamento das ruas centrais para a passagem dos atletas acontecerá das 7h30 às 8h30 e pode acabar interferindo no trajeto dos estudantes que moram nos bairros Centro Cívico, São Francisco, Bom Retiro, Mercês e Pilarzinho e região.

A rua Mateus Leme, que é uma das principais vias de acesso a estes bairros, deverá permanecer bloqueada até às 8h30. Além dos atletas que vão correr os 42 km da maratona, também passarão pelo local os corredores da prova de 10 km e da caminhada de 5 km. Agentes da Diretran vão fazer o bloqueio e o desbloqueio seqüencial das quadras conforme o deslocamento dos atletas.

Favoritos

Um dos favoritos para a conquista pelo 1.º lugar na prova masculina é o maratonista Adriano Bastos, de 28 anos. Tricampeão da Maratona da Disney-EUA (2003, 2004 e 2006), disputa a prova paranaense pela segunda vez. "Minha primeira participação foi em 1999, quando era aquele percurso antigo que terminava na Pedreira (Paulo Leminski), e marquei o tempo de 2h35min. Desta vez vou para atingir o tempo de 2h19 e se não vencer, ficar entre os três melhores".

Já no feminino uma das candidatas à vitória é a gaúcha Rosa Jussara Barbosa. Vencedora da edição 2003 da maratona, a atleta acredita em um bom resultado. "Eu não estou 100% infelizmente. Treinei forte para outras duas maratonas em 2006 e agora estou apenas mantendo o condicionamento. Mesmo assim, acho que consigo uma boa posição, que se não for a vitória, será entre as três melhores".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]