• Carregando...

Medalha de ouro no salto em distância nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, a paulista Maurren Maggi pediu nesta quinta-feira (21), durante o lançamento da 3ª Conferência Nacional do Esporte, no Palácio Itamaraty, mais apoio aos esportes olímpicos para que os atletas brasileiros possam brilhar nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro.

"Em 2014, temos Copa do Mundo e este é o país do futebol. Como atleta amadora que conquistou uma medalha olímpica inédita para o Brasil, espero que tenhamos um pouco de sensibilidade para tratar dos outros esportes depois da Copa do Mundo, quando teremos dois anos de preparação para uma Olimpíada, que será um marco na nossa história", disse a atleta paulista.

Além de Maurren Maggi, estiveram no evento outros atletas e ex-atletas de diversas modalidades olímpicas e paraolímpicas. Com o tema Plano Decenal do Esporte e Lazer - 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais, a Conferência Nacional do Esporte será realizada de 3 a 6 de junho, em Brasília.

"A conferência servirá para formular um plano para o esporte brasileiro para o período 2010-2020. Antes disso da etapa nacional, haverá reuniões preparatórias nos municípios e estados A ideia de um plano decenal para o esporte brasileiro é decisiva para que possamos transformar o país numa potência esportiva", destacou o ministro do Esporte, Orlando Silva.

Entre as proposições que o Ministério do Esporte vai apresentar Conferência Nacional está a de apresentar ao Congresso Nacional uma emenda constitucional para destinar 1% dos orçamentos da União, dos Estados e dos municípios pasta para aplicação nas diversas modalidades, desde o esporte de alto rendimento, ao lazer e formação de atletas.

Para mostrar a preocupação do governo em levar o esporte s comunidades carentes, Orlando Silva entregou presidente da Central Única de Favelas (Cufa), Nega Gisa, a coletânea de textos preparatórios da conferência.

Designado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como autoridade do governo na preparação das Olimpíadas de 2016, o ministro do Esporte viaja na próxima terça-feira (26) para Londres, onde vai conhecer os preparativos para os Jogos Olímpicos de 2012, na capital da Inglaterra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]