• Carregando...
Kovalainen teve o melhor tempo ontem, seguido pelo companheiro Hamilton | Ahmed Jadallah/Reuters
Kovalainen teve o melhor tempo ontem, seguido pelo companheiro Hamilton| Foto: Ahmed Jadallah/Reuters

Abu Dhabi - A dupla de pilotos da McLaren mostrou ontem, nos primeiros treinos livres realizados no elegante e luxuoso circuito de Abu Dhabi, que não será fácil para seus adversários tirar-lhes a pole position da última etapa da temporada da Fórmula 1. O finlandês Heikki Ko­­valainen e o inglês Lewis Hamilton dominaram completamente o dia.

Kovalainen registrou a melhor volta do dia, com 1min41s307, en­­quanto Hamilton ficou em se­­gundo lugar (1min41s504). Assim, a luta pela pole position, hoje, a partir das 11 horas (de Brasília), de­­ve ficar entre os dois – a parte final da sessão será com luz artificial, uma das atrações do GP de Abu Dhabi.

"Chegamos aqui com um bom acerto básico definido ainda na nossa fábrica, em Woking (In­­gla­­terra)", disse Kovalainen, que não de­­verá ter o contrato renovado com a McLaren para 2010. "Parece que seremos muito competitivos aqui. Nos trechos mais longos o carro parece bom, e a pista é ótima. O desempenho do carro aqui talvez seja o melhor da temporada", admitiu Hamilton.

Apesar de as diferenças para os concorrentes ter sido pequena, haja vista que o inglês Jenson But­­ton fez 1min41s541 com a Brawn GP e ficou em terceiro lugar, os carros da McLaren se mostraram, pelo menos ontem, mais regulares do que os demais. A Red Bull, por exemplo, conseguiu o quarto lugar com o alemão Sebastian Vettel (1min41s591), mas não mostrou a mesma força de Hamilton e Kovalainen na pista de Abu Dhabi.

A McLaren é a equipe mais avançada na tecnologia de si­­muladores. Como afirmou Ko­­valainen, seu carro e o de Ha­­mil­­ton começaram o treino com um acerto que diferia pouco do existente no fim da segunda sessão. Outro fator que faz a equipe ser séria candidata à pole position e até à vitória é a natureza dos 5.550 metros do traçado Yas Marina. Não há curvas de alta velocidade, mas longos trechos de aceleração plena, condição em que o sistema de recuperação de energia da McLaren, com seus cerca de 80 cavalos de potência extra, ajuda a fazer o carro ga­­nhar maior velocidade nessas retas.

Apesar de ter sido meio se­­gundo mais lento do que Ko­­valainen, Rubens Barrichello não se mostrou chateado. "Evo­­luímos muito do início para o fim do treino. Temos velocidade ainda para tirar do carro", disse o piloto, que conseguiu apenas o oitavo melhor tempo do dia (1min41s831).

Rubinho contou ter se entusiasmado com a pista. "É tudo muito bonito. E o traçado é melhor andando do que o desenho sugere", falou.

Ao vivo

GP de Ab u Dhabi: treino classificatório, às 11 horas, na RPC TV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]