• Carregando...

Que o esporte tem seguidores em todas as idades, ninguém duvida. E, no domingo, dois atletas deram a prova definitiva de que a vontade de competir não tem limites. Em La Paz, Mauricio Baldivieso se tornou o mais jovem jogador de futebol a atuar em uma partida profissional - ele tem apenas 12 anos. Em Portland, nos Estados Unidos, Hershel McGriff também bateu um recorde. Aos 81 anos, é o homem mais velho a competir na Nascar.

Baldivieso entrou na partida de seu time - o Aurora, de Cochabamba -, aos 39 minutos do 2.º tempo, com placar de 1 a 0 para o La Paz, que jogava em casa. O responsável pela estreia do menino foi Julio Cesar Baldivieso, um dos principais jogadores da história boliviana e, não por acaso, pai de Mauricio e também técnico do Aurora.

Foram sete minutos em campo e três toques na bola. Em um deles, recebeu uma entrada fortíssima de Henry Alaca, volante do La Paz: por trás, diretamente no tornozelo esquerdo do garoto, que caiu no chão gemendo de dor. Além de enfrentar seu primeiro adversário desleal como "gente grande", Mauricio também conheceu sua primeira derrota como profissional, já que o Aurora não conseguiu virar o placar do jogo, válido pela rodada inicial do Torneio Clausura.

A decisão de Baldivieso-pai sacudiu o futebol boliviano. O técnico afirmou que teve uma iniciativa responsável, apesar de ousada. "Estou orgulhoso porque é um garoto de futuro e tem muita personalidade", elogiou. Mas Alaca, o volante adversário, fez coro com os que não aprovaram a atitude de Julio Cesar. "Futebol é um jogo para homens. É uma irresponsabilidade colocar um menino para jogar como profissional".

Enquanto isso, Baldivieso-filho curte os momentos de celebridade Tanto que deu entrevistas durante o recreio na escola em que cursa a 7.ª série.

"Por que não?"

Hershel McGriff, por sua vez, disse que correu uma prova regional da Nascar simplesmente porque ninguém o contrariou. "Não havia uma só pessoa para dizer que eu estava louco", disse, brincando, o piloto que fez sua estreia no automobilismo em 1945, também em Portland. Já fazia sete anos que ele não guiava profissionalmente. Até 2002, foram 318 corridas no mais tradicional campeonato norte-americano de automóveis, que valeu ao piloto um lugar no Hall da Fama da Nascar.

Mas os planos de McGriff são mais ambiciosos. Ele quer se tornar o piloto mais velho a competir na divisão nacional da Nascar - na seletiva do fim de semana, ficou em 13.º lugar. "Por que não?", questionou. A iniciativa é apoiada pelos adversários. "Ele é sensacional. Na primeira vez que o vi, pensei: ele não tem 81 anos!", afirmou David Mayhew, o pole da corrida de domingo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]