• Carregando...

O muay thai é a arte marcial que ajudou na caminhada de ícones paranaenses e mundiais do mundo das lutas, como Anderson Silva, Maurício Shogun, Wanderlei Silva, entre outros. Todavia, diante da profissionalização cada vez maior não só no MMA (Mixed Martial Arts, o popular vale-tudo), mas de todas as artes marciais, o boxe tailandês – nome adotado no Brasil – também se vê diante da necessidade de criar uma organização. Assim, a Federação Paranaense de Muay Thai, fundada em 1987, volta a ativa com toda a força em 2010.

Em dezembro do ano passado, o mestre Nilson Castro, da Academia Chute Boxe, assumiu a presidência da entidade, tendo como seu vice o professor Júlio Borges. Com a dupla capitaneando os trabalhos, a expectativa por uma organização de competições, da criação de um padrão de profissionalização de professores e academias, e o crescimento do Paraná como um dos estados mais fortes do muay thay brasileiro crescem bastante.

"Queremos um calendário de lutas a nível nacional e internacional. Também vamos regularizar o esporte, estamos vendo muitos ‘picaretas’ dando aula por ai, então temos que acabar com esta bagunça e ver de onde essas pessoas vêm, qual a formação delas. Muitos não tem condições e dão aula, a gente vê isso nos torneios através dos alunos, fisicamente e tecnicamente. Precisamos deixar o esporte na mão de profissionais", disse Castro, por telefone, à Gazeta do Povo.

Outra iniciativa da federação é retomar os tradicionais intercâmbios com as escolas tailandesa e holandesa de muay thai, consideradas as mais fortes do planeta. "Vamos resgatar isso, o Julinho tem contato com os tailandeses, também com o pessoal da Holanda, então queremos sim trazer atletas destes lugares e também enviar os nossos para um período de treinamento nestes países. A ideia é termos também seminários com grandes nomes do muay thai internacional", adiantou o presidente da entidade.

Para as próximas semanas há uma promessa de que um calendário oficial, com competições a cada três meses, seja divulgado. A partir destes campeonato pelo Paraná será montado um ranking, o qual premiará o primeiro colocado em cada categoria, ao final do ano, com um cinturão de campeão paranaense. "A partir daí poderemos ter uma relação de desafiantes e trazer uma movimentação organizada e profissional ao esporte", completou Nilson Castro.

Um dos poucos grãos-mestres do Brasil, o secretário de Esporte de Lazer de Curitiba, Rudimar Fedrigo, participou da posse da nova diretoria da Federação Paranaense de Muay Thai e espera uma evolução para o esporte em pouco tempo. "Eles vão dar uma boa organização e irão fiscalizar academias, professores e atletas. É preciso uma profissionalização da atividade, diante do que temos visto", explicou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]