• Carregando...

Agora é oficial: a navegadora australiana Adrienne Cahalan não fará parte da tripulação do Brasil 1 nas próximas etapas da Volvo Ocean Race. A decisão foi tomada nesta terça-feira, após um longa reunião entre a equipe técnica do veleiro nacional.

Segundo o comandante do Brasil 1, Torben Grael, a mudança se deve à extrema exigência física dos barcos usados na regata de volta ao mundo. Por isso, a tripulação contará com um novo navegador no decorrer da competição, ainda não divulgado.

"Essa mudança não tem nada a ver com o resultado da etapa ou a performance da Adrienne, ambos muito bons. Queremos apenas uma pessoa mais adaptada às condições de ventos fortes que iremos enfrentar. Os motivos da troca não foram técnicos, mas físicos", disse Torben Grael.

Um episódio ocorrido durante a primeira etapa acendeu o sinal de alerta no Brasil 1. Gripado e com febre, o regulador de velas, Marcelo Ferreira, ficou dois dias afastado da função. Como desde o início já estava combinado que Adrienne não exerceria atividades de maior esforço, a equipe ficou desfalcada de duas pessoas durante a recuperação de Ferreira.

"Essa primeira etapa marcou a primeira vez que velejamos com dez a bordo. Ate então, o mínimo era de 11. E, com dez pessoas, a situação ficou muito onerosa para toda a tripulação, ainda mais com o problema do Marcelo", explicou Torben.

Na etapa entre a Cidade do Cabo, na África do Sul, e Rio de Janeiro, os barcos navegarão mais perto da Antártida, onde enfrentarão ventos muito fortes, ondas gigantes e devem passar próximo de icebergs. Nos Mares do Sul, a força exigida nas trocas de vela é ainda maior do que foi na primeira etapa, entre Vigo, na Espanha, e a Cidade do Cabo.

Adrienne, de 40 anos, é a única mulher a participar desta edição da Volvo Ocean Race, que conta com sete barcos. Torben Grael explicou que ela pode continuar na equipe e, eventualmente, até voltar à tribulação.

"Quero deixar claro que essa mudança é apenas para as próximas pernas, não é algo definitivo", disse ele.

Adrienne ainda não respondeu ao convite de Torben para participar da equipe em terra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]