Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mundial de Clubes

Neymar tenta fazer jus à fama de sombra a Messi

Argentino se depara hoje com a maior promessa do futebol mundial e grande ameaça ao seu reinado

Messi encara na final deste domingo Neymar, brasileiro que ameaça seu reinado como melhor do mundo |
Messi encara na final deste domingo Neymar, brasileiro que ameaça seu reinado como melhor do mundo (Foto: )

A final do Mundial de Clubes entre Santos e Barcelona será a oportunidade de ver frente a frente dois dos maiores craques da atualidade: Neymar e Lionel Messi. Um desfecho perfeito para a temporada do futebol. Para o brasileiro, mais do que isso: a chance de fazer jus à fama de grande ameaça ao reinado do argentino.

Na única ocasião em que os dois se enfrentaram, quem levou a me­­lhor foi o camisa 10 do time espanhol. Em um amistoso entre Brasil e Argentina, disputado em Doha, no Catar, em novembro de 2010, "La Pulga" foi o nome da partida ao fazer o gol da vitória dos hermanos nos acréscimos.

Cobiçado pelos maiores clubes europeus, inclusive o Barça, o astro santista preferiu continuar no Santos até 2014, ano da Copa do Mundo na qual todos esperam vê-lo brilhar com a seleção. Ele é o único boleiro a não atuar na Euro­pa entre os 23 indicados para o prêmio Bola de Ouro da Fifa.

Aos 24 anos, o argentino já levou este troféu duas vezes, em 2009 e 2010, e é favorito para conquistar o terceiro consecutivo neste ano – está entre os três finalistas ao lado de Cristiano Ronaldo e Xavi. Neymar, de 19 anos, é apontado como a maior promessa do futebol mundial, e muitos veem nele potencial para desbancar o rival em breve.

A aposta alvinegra no atacante é nítida. "Eles nunca enfrentaram o Neymar e é algo que podemos aproveitar. É um jogador imprevisível, no melhor sentido da palavra", disse o lateral Léo.

Espectador da disputa, o técnico do Al-Sadd, um dos participantes da competição, o uruguaio Jorge Fossati definiu o clássico. "O Neymar é muito mais um solista, a banda para e ele faz um solo de guitarra ou violão. O Messi toca com a banda", definiu.

Ao vivo

Santos x Barcelona, às 8h30, na RPC TV, SporTV, BandSports e transmissão interativa da Gazeta do Povo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.