• Carregando...
Presidente da Futpar,Joel Malucelli, acredita que a fórmula do Paranaense 2009 é atrativa comercialmente | Hedeson Alves / Gazeta do Povo
Presidente da Futpar,Joel Malucelli, acredita que a fórmula do Paranaense 2009 é atrativa comercialmente| Foto: Hedeson Alves / Gazeta do Povo

O encontro da Futpar, associação que reúne os clubes profissionais de futebol do Paraná, definiu uma fórmula de disputa do Campeonato Paranaense 2009. Depois de mais duas horas de discussão, na manhã desta quinta-feira (11), ficou acertado que o Estadual do ano que vem terá duas fases.

Na primeira, as 16 equipes de enfrentam em turno único. Os oitos primeiros colocados se classificam para a segunda fase. Com a pontuação zerada, os oitos times jogam em turno único novamente para conhecer o campeão paranaense de 2009.

A novidade, além dos pontos corridos nas duas etapas, é a volta dos pontos extras, fora desde a edição de 1997. O primeiro e o segundo colocados na primeira fase entraram na etapa seguinte com pontos de bonificação (dois e um respectivamente). Os quatro últimos colocados serão rebaixados à Divisão de Acesso.

"É uma fórmula que valoriza o campeonato comercialmente e terá apelo de público. Especialmente porque já temos clássicos confirmados, uma briga intensa para evitar descenso e uma disputa acirrada pelos pontos extras", explicou por telefone, à Gazeta do Povo Online, o presidente da Futpar, Joel Malucelli.

Sugestões da FPF não agradam clubes

No entanto, a fórmula definida pelos clubes diverge das três propostas sugeridas pela FPF na última quarta-feira (10). A Futpar acredita que em todas as sugestões da Federação "clássicos e grandes jogos podem ser perdidos".

A reportagem conversou com o presidente da Federação Paranaense. Hélio Cury garantiu que não haverá problema, caso a fórmula da Futpar seja aprovada no arbitral.

"Acho ótimo que os clubes venham com a proposta pronta. Faremos o que é melhor para os clubes. Apenas vamos alertá-los que temos que respeitar as 23 datas do calendário organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para os estaduais", lembrou o dirigente.

"Quanto a isso não há problema. De acordo com a proposta da Futpar usaremos 22 datas. Podemos começar o campeonato um pouco mais tarde, inclusive", afirmou Joel Malucelli.

A nova fórmula ainda será colocada oficialmente para a votação dos clubes no arbitral do Paranaense, que será realizado em outubro, mas é certo que a maioria aprova as mudanças.

Torcedor paranaense, você gostou da nova formatação do Campeonato Paranaense? O que você acha que os clubes ainda poderiam melhorar? Dê a sua opinião e participe!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]