• Carregando...

Dez anos após estreitar relações com o futebol chinês, mantendo escolinhas no país mais populoso do mundo e trazendo equipes para treinar no CT do Caju, o Atlético pode abrir espaço em outro mercado na Ásia: a Coréia do Sul. Amparado pelo patrocínio de uma das maiores siderúrgica do mundo (a Posco), o presidente do clube Pohang Steelers, Hyun-Sik Kim, esteve nesta semana em Curitiba para alinhavar uma parceria com o Rubro-Negro.

A intenção dos coreanos extrapola a simples negociação de jogadores, como já ocorrem com Selmir no começo do ano, ou a possibilidade de fazer uma pré-temporada em Curitiba – praticamentente agendada para 2006. "A idéia é comprar know-how, conhecer como o clube funciona, como forma os seus atletas, como tem conseguido resultados expressivos", explicou Hyun-Sik Kim, em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo. Kim é encantado pelo futebol brasileiro. Seu clube é primeiro a contratar um treinador do país. Sérgio Faria, ex-União Barbarense, chegou neste ano para comandar os atletas locais e ainda quatro brasileiro, entre eles o atacante Da Silva, ex-Coritiba.

Além de sonhar com o desenvolvimento do futebol coreano, o dirigente vê a possibilidade despertar o Atlético para o um filão já desfrutado pelos clubes europeus. "Hoje equipes da Europa fazem excursões, pré-temporadas pela Ásia abrindo espaço num mercado em crescimento, e na Coréia o futebol tem avançado muito, principalmente depois da Copa do Mundo (leia texto nesta página)", avalia o dirigente. Atualmente, o Real Madrid percorre a China em atraentes amistosos para os cofres espanhóis.

O presidente do Conselho Deliberativo do Atlético, Mário Celso Petraglia, reconhece que os clubes brasileiros têm pouca penetração no Oriente. "As diferenças culturais, a distância e o calendário dificultam esse intercâmbio. Mas é um grande mercado a ser explorado", comentou.

Do lado Rubro-Negro brasileiro – o Pohang também é vermelho e preto – pouco foi confirmado sobre o primeiro contato entre os clubes. "Foi mais uma visita como várias que recebemos. Apenas iniciamos as conversações e vamos estudar a melhor maneira de colaborar de desenvolver essa parceria", afirmou Petraglia. Já o dirigente coreano adiantou que dois atletas de 15 e 16 anos virão em breve fazer um período de treino em Curitiba, que a pré-temporada do Pohang será na capital paranaense e que um representando atleticano ainda neste ano deve visitar a Coréia para afinar a relação dos clubes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]