• Carregando...
A China do gigante Yao Ming fica sem medalha no basquete masculino | Lucy Nicholson / Reuters
A China do gigante Yao Ming fica sem medalha no basquete masculino| Foto: Lucy Nicholson / Reuters

Você em Pequim: Mande fotos das suas experiências durante os Jogos Olímpicos

  • O jogador de basquete Yao Ming carrega a bandeira da China no desfile das delegações

Apesar da euforia da torcida previsão de Yao Ming se confirmou: a China não vai conquistar uma medalha olímpica em casa no basquete masculino. Nesta quarta-feira (20), a Lituânia venceu os chineses por 94 a 68, em Pequim, e vai enfrentar a Espanha na semifinal dos Jogos. Os anfitriões dão adeus ao torneio.

Jogador do Houston Rockets desde 2002, Yao Ming (de 2,26m segundo o site das Olimpíadas e 2,29m de acordo com a NBA) é um dos atletas mais famosos da China e quase ficou fora dos Jogos de Pequim. Em fevereiro, o pivô sofreu uma fratura no pé esquerdo e só voltou a atuar em junho. Foi premiado com a escolha para ser o porta-bandeira da delegação chinesa na festa de abertura. Mas pouco pôde fazer para levar sua equipe ao pódio, apesar de ter sido o cestinha do time contra a Lituânia com 19 pontos.

Com a derrota no basquete masculino, a China vê seus dois maiores ídolos do esporte sem medalhas nas Olimpíadas no país. Além de Yao Ming, Liu Xiang fracassou nos 110m com obstáculos ao sentir uma lesão no pé direito e abandonar a prova do atletismo nas eliminatórias.

Mais fraca que a Lituânia, a seleção chinesa chegou a incomodar no primeiro quarto. Um arremesso de três pontos de Siskauskas no último lance deixou a Lituânia na frente com 19 a 17. A maior diferença durante a etapa foi de 12 a 6 para os europeus, mas os donos da casa chegaram a virar para 15 e 12.

No segundo quarto, a Lituânia fez boa marcação na defesa, conseguiu diminuir os espaços de Yao Ming, fez 22 a 13 e foi para o intervalo com 41 a 30 no placar.No terceiro quarto, os lituanos acertaram cinco de três pontos contra apenas uma dos chineses, que tentaram sete vezes. O placar foi a 70 a 53. No quarto final, a Lituânia confirmou a vantagem e fechou com 94 a 68.

A Lituânia terminou a primeira fase do torneio na liderança do Grupo A, com quatro vitórias e apenas uma derrota. Já a China teve dificuldades para ir às quartas-de-final. Os donos da casa perderam três e venceram duas no Grupo B, ficando com o quarto lugar.

A semifinal entre Lituânia e Espanha será na sexta-feira. O outro confronto será conhecido também nesta quarta. Às 9h (de Brasília), os favoritos Estados Unidos jogam com a Austrália. Em seguida, às 11h15m (de Brasília), Grécia e Argentina se enfrentam.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]