• Carregando...
Seis ouros em Barcelona 1992 consagraram o ginasta russo Vitaly Scherbo | Divulgação / IOC
Seis ouros em Barcelona 1992 consagraram o ginasta russo Vitaly Scherbo| Foto: Divulgação / IOC

MEDALHAS: BARCELONA 1992

1º Time Unificado (ex-URSS): 45 ouros, 38 pratas e 29 bronzes2º EUA: 37 ouros, 34 pratas e 37 bronzes3º Alemanha: 33 ouros, 21 pratas e 28 bronzes4º China: 16 ouros, 22 pratas e 16 bronzes5º Cuba: 14 ouros, 6 pratas e 11 bronzes25º Brasil: 2 ouros, 1 prata e 0 bronze

  • No basquete, Michael Jordan comandou o primeiro
  • Medalha dada aos ganhadores nas Olimpíadas de 1992
  • O russo Alexander Popov venceu os 100 metros e os 200 metros livres na natação
  • O cachorrinho Cobi foi o mascote dos Jogos de Barcelona

A remodelação da política mundial chegou mais uma vez aos Jogos Olímpicos. Em 1992, a cidade espanhola de Barcelona, terra natal do então presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Juan Antonio Samaranch, derrotou Amsterdã-HOL, Birmingham-ING, Brisbane-AUS, Paris-FRA e Belgrado-IUG e foi a escolhida para sediar as Olimpíadas. Além da derrota pela indicação, a Iugoslávia perdeu ainda o direito de participar do evento, pois tentou impedir militarmente o desmembramento da Croácia, da Bósnia e da Eslovênia, ainda como resquício do fim da Guerra Fria. Já a União Soviética foi dividida em 15 países independentes, que competiram em 1992 como o "Time Unificado", enquanto a Alemanha voltou a participar como uma única nação desde Tóquio, em 1964.

Nos esportes coletivos, os Jogos viram o primeiro e, considerado único, "time dos sonhos" de basquete dos Estados Unidos. Apenas um acordo entre a NBA e o COI possibilitou que os astros da liga americana participassem pela primeira vez de uma Olimpíada, e o time capitaneado por Michael Jordan e Magic Johnson ganhou a medalha de ouro com facilidade. Para o Brasil veio a primeira medalha dourada nos esportes coletivos, através do vôlei masculino. O time foi formado com alguns remanescentes da "Geração de Prata" e com jovens jogadores promissores. O outro ouro tupiniquim veio no judô, com Rogério Sampaio.

Em Barcelona, o COI conseguiu pela primeira vez, desde Munique 1972, reunir todos os seus filiados, em um total que chegava a 169 nações em 1992. Nas 28 modalidades (atletismo, badminton, basquete, beisebol, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, halterofilismo, handebol, hipismo, hóquei sobre a grama, judô, luta, nado sincronizado, natação, pentatlo moderno, pólo aquático, remo, saltos ornamentais, tênis, tênis de mesa, tiro, tiro com arco, vela e vôlei) disputadas, 9356 atletas (2704 mulheres e 6652 homens) travaram verdadeiros duelos inesquecíveis.

Na ginástica, o russo Vitaly Scherbo venceu seis medalhas de ouro, quatro delas no mesmo dia de competições. O seu compatriota Alexander Popov fez bonito na sua estréia nas piscinas olímpicas e venceu os 100 metros e os 200 metros livres. No feminino, a etíope Derartu Tulu e a sul-africana Elana Meyer protagonizaram um dos mais belos momentos dos Jogos. Derartu ganhou os 10 mil metros, com Elana em segundo. Ao final da prova, as duas deram a volta olímpica de mãos dadas, como forma de demonstrar que o Apartheid de fato havia terminado (condição que trouxe a África do Sul de volta ao evento em Barcelona).

Outro momento que emocionou uma família inteira foi a conquista da medalha de ouro pela equipe alemã de hóquei sobre a grama. Entre os integrantes estava Andreas Keller, terceiro vencedor de uma geração que já havia vencido nas Olimpíadas. Andreas era filho de Carsten Keller (medalhista de ouro em Munique 1972), e neto de Erwin Keller (prata em Berlim 1936).

No quadro geral de medalhas, o "Time Unificado" formado pelos países da ex-URSS ficou em primeiro com 45 medalhas de ouro, 38 de prata e 29 de bronze. Os Estados Unidos ficaram em segundo com 37 ouros, 34 pratas e 37 bronzes, enquanto a recém-unificada Alemanha ficou em terceiro, com 33 ouros, 21 pratas e 28 bronzes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]