• Carregando...

Sabatinas

Os candidatos a prefeito de Curitiba concederam entrevistas aos jornalistas da Gazeta do Povo. Os concorrentes falaram sobre suas principais propostas e sobre temas importantes das campanhas.

Alzimara Bacellar (PPL)

Candidata pelo novato PPL promete a construção de 125 creches

Avanílson Araújo (PSTU)

Curitiba poderá ter tarifas de ônibus e do metrô a R$ 1

Bruno Meirinho (PSol)

Candidato quer plebiscito para decidir sobre a Copa em Curitiba

Gustavo Fruet (PDT)

"Não mudei. Não me aliei com mensaleiro"

Luciano Ducci (PSB)

Quando se fala em inovação, não dá para dizer que está tudo parado

Rafael Greca (PMDB)

"Vou lavar, varrer, deixar tudo limpo"

Ratinho Junior (PSC)

"Não posso abrir mão do meu pai"

***Carlos Moraes também foi entrevistado. À época, ele ainda estava recorrendo para ser candidato a prefeito. O TSE decidiu, em 19 de setembro, pela impugnação do registro de candidatura. Carlos Moraes (PRTB) - Polícia Municipal, creche 24h e "aerotrem"

Em entrevista à rádio BandNews FM, o candidato à prefeitura de Curitiba Gustavo Fruet (PDT) fez crítica às metodologias utilizadas por institutos que medem intenção de voto e afirmou que "pesquisa não faz eleição". Ele também criticou a gestão atual pelo caso da Sanepar, ligou o cadidato à reeleição, Luciano Ducci (PSB), ao ex-vereador João Cláudio Derosso (sem partido) e comentou a mudança de tom de em sua campanha

O candidato diz que existe "má-fé" em alguns institutos de pesquisa. "A margem de erro é alta e isso influencia significativamente o resultado", aponta. Para ele, as pesquisas estão sendo usadas mais como propaganda para candidatos do que como fonte de informação. "Peço que as pessoas esqueçam a ideia do "voto útil" [votar em candidatos que estão à frente nas pesquisas]. Os institutos de pesquisa já erraram na época da minha candidatura ao Senado. Pesquisa não faz eleição".

Perguntado sobre a mudança de tom em seus programas eleitorais veiculados no rádio e na televisão, Fruet disse que "agora [a campanha] está mais leve, com depoimentos bonitos, como o da ex-ministra Marina Silva (sem partido) [veiculado na segunda-feira (25) à noite na tevê]".

O candidato afirmou mais uma vez que os outros prefeituráveis estão utilizando métodos baixos para denegrir sua imagem e, por isso, precisa se defender. Ele reiterou que foi o único, entre os candidatos, a pedir a saída de João Cláudio Derosso (sem partido), acusado de corrupção, da Câmara Municipal de Curitiba. "Nem Ratinho Junior e nem Luciano Ducci fizeram isso. Inclusive a irmã de Derosso, Mary Derosso (PSDB), é candidata a vereadora na chapa de Ducci".

Sanepar

"A responsabilidade é da gestão", disse Fruet em relação ao caso da Sanepar – crise que se iniciou na semana passada, com uma operação da Polícia Federal que acusa a Sanepar de ser "a maior poluidora dos rios do Estado". Segundo o candidato, a prefeitura não cumpriu o seu papel de fiscalizar a empresa de saneamento. Ele também critica o diretor da Sanepar, Fernando Ghignone, por estar ausente da empresa em seu momento de maior crise e participar da campanha do candidato à reeleição.

Bruno Meirinho

O candidato Bruno Meirinho (Psol) foi o primeiro a participar desta rodada de entrevistas da BandNews, na segunda-feira (24). Ele falou sobre a caminhada "Revelando Curitiba", em que ele e sua equipe percorreram cerca de 50km pelos bairros de Curitiba – do Centro à Cidade Industrial. "Passamos por regiões que são esquecidas pela propaganda oficial da prefeitura. Lugares sem infraestrutura, com problemas de acessibilidade. A urbanização em Curitiba aconteceu de maneira desigual. Temos que esquecer o mito da cidade-modelo", afirma o candidato.

Meirinho também comentou a possibilidade de segundo turno: "Os candidatos mais cotados ao segundo turno são muito parecidos. É preciso que uma oposição de verdade participe da política em Curitiba". O candidato ainda falou sobre suas propostas caso seja eleito, como regularização fundiária, contenção da inflação no mercado imobiliário e medidas de saneamento básico nos bairros, entre outras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]