• Carregando...
Presidente Dilma Rousseff disse que experiência com a Copa vai ajudar Rio para os Jogos Olímpicos. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Presidente Dilma Rousseff disse que experiência com a Copa vai ajudar Rio para os Jogos Olímpicos.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Na data que marca um ano para a Olimpíada de 2016, a presidente Dilma Rousseff prometeu nesta quarta-feira (5) que o Brasil cumprirá todas as etapas para realizar dentro do prazo a maior competição esportiva do mundo.

Em cerimônia no Rio de Janeiro, ela garantiu que o país está pronto para cumprir todos os compromissos firmados em 2009, quando o Rio desbancou Chicago (EUA), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão) para ser eleita a sede dos Jogos.

“Há ainda muito para fazer. Os eventos-teste permitirão ajustar todos os detalhes. Mas com a experiência acumulada na Copa, cumpriremos todas as etapas para mais uma vez encantar o mundo. Os atletas, torcedores, turistas, todos serão bem recebidos. O Rio de Janeiro será o mais lindo cenário desde a Grécia antiga onde os Jogos já foram realizados”, garantiu Dilma em seu discurso, ao lado do presidente do Comitê Organizador da Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, do prefeito Eduardo Paes e do ministro dos Esportes, George Hilton.

Já o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, disse durante o evento que a Rio-2016 entrará para a história por seu legado. “Os Jogos de 2016 deixarão o maior legado desde a Olimpíada de 1992”, destacou Bach em relação aos Jogos espanhóis, referência em termos de organização e legado. “O sucesso desses Jogos será determinado pelos benefícios ao país”, complementou o mandatário do COI.

Bach enfatizou o legado não só esportivo da Rio-2016, com a transformação das arenas que serão usados na disputa em centros de treinamentos para atletas de alto rendimento, como principalmente à cidade do Rio de Janeiro. “Em 2016 a população carioca terá acesso a mais transporte de qualidade. O mundo vai falar muito do Rio antes dos Jogos e mais e melhor depois”, afirmou.

O presidente do COI também lembrou o impacto econômico da Rio-2016. “A Olimpíada criará empregos e crescimento econômico a longo prazo. Serão 16 mil empregos e os hotéis ficarão lotados”, reforçou o homem forte do Comitê Olímpico Internacional. “Estávamos confiantes quando escolhemos o Rio para ser sede dos Jogos, e estamos confiantes hoje. O Rio será muito melhor depois da Olimpíada.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]