• Carregando...
Flávia em ação na final. Erro impediu primeira medalha da ginástica brasileira feminina. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Flávia em ação na final. Erro impediu primeira medalha da ginástica brasileira feminina.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

‘Campeã da fofura’ na Rio-2016, a ginasta Flávia Saraiva ficou próxima de fazer história nesta segunda-feira (15), na Arena Olímpica. Mas ficou no quase.

A carioca apresentou alguns erros em sua apresentação na trave e terminou a competição na quinta colocação, com nota de 14.533. Se tivesse subido ao pódio, a atleta de 16 anos seria a primeira medalhista da ginástica artística feminina brasileira na história – e também a mais jovem do Brasil a ficar entre os três melhores em todas as modalidades dos Jogos.

Zanetti perde para rival grego e leva a prata nas argolas

Leia a matéria completa

A campeã foi a holandesa Sanne Wevers, que marcou 15.466, seguida pela americana Lauren Hernandez, com 15.333. Hernandez chegou a pedir um recurso para os juízes revisarem sua nota, mas teve o pedido rejeitado.

Por outro lado, a americana Simone Biles, considerado um fenômeno do esporte e que acumula três ouros no Rio, errou na apresentação – perfeita até então – e recebeu o bronze. Sua nota foi 14.733.

A apresentação de Flávia ficou aquém do esperado. Na fase de classificação, a adolescente de 1,33 m e 32 kg havia conseguido a terceira maior pontuação, com 15.133. Desde 2014, quando conquistou um ouro e duas pratas nos Jogos Olímpicos da Juventude, na China, que a carioca desponta como maior esperança da ginástica feminina.

No ano passado, foi bronze no individual geral no Pan de Toronto e teve ótimos resultados em etapas da Copa do Mundo. Ao todo, foram cinco primeiros lugares, três no solo e dois da trave.

“Ser a quinta lugar em uma Olimpíada é muito gratificante para mim”, afirmou a ginasta após a prova. “É a minha primeira Olimpíada, Tenho muitas pela frente e vai dar tudo certo”, acrescentou.

Uniforme, cerveja e muitos gritos: confira como uma mãe acompanha a filha na Olimpíada

Leia a matéria completa

Simpatia

A pequena atleta também ficou conhecida como a xodó da torcida nos Jogos do Rio. Flavinha ganhou a torcida pelo carisma e eficiência. Com aparência e voz de criança, distribui sorrisos para todos os lados.

A carioquinha passou a ser a mais assediada entre os brasileiros dentro da própria Vila Olímpica. Vários atletas pedem para tirar fotos com a ginasta, principalmente os gigantes. No Instagram, ela já posou ao lado de Jaqueline e Fabiana, do vôlei, Alison, do vôlei de praia, Nenê, do basquete, e Fernando Reis, do levantamento de peso.

Nem as rivais resistem. A norte-americana Simone Biles confirma o carinho das outras ginastas pela brasileira. “Ela é super fofa, é a nossa favorita aqui”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]