• Carregando...
Mano Menezes sabe que um fiasco na Olimpíada pode custar-lhe o cargo: vencer é fundamental | Antonio Scroza/ AFP
Mano Menezes sabe que um fiasco na Olimpíada pode custar-lhe o cargo: vencer é fundamental| Foto: Antonio Scroza/ AFP

O velho espírito olímpico não é prioridade na seleção brasileira. A ideia de que o importante não é vencer, mas competir, foi descartada ontem pelo técnico Mano Menezes. A medalha de ouro olímpica é o único título que o futebol brasileiro não tem. E o técnico sabe que um resultado ruim em Londres pode custar o seu emprego.

Para Mano Menezes, o espírito olímpico já está "um pouco deturpado de modo geral". "A avaliação que se tem hoje é de que o importante mesmo é ganhar. Você valoriza quem ganha em detrimento dos outros, então fica difícil continuar acreditando nesse espírito olímpico", admitiu.

A seleção não vai ficar hospedada na Vila Olímpica, mas em um hotel. Mano Menezes quer evitar os perigos da Vila. "Na medida do possível, vamos fazer uma visita, quando acharmos adequado, exatamente para que os atletas possam ter a dimensão do que são os Jogos, vendo os principais atletas do mundo. Só não vamos permanecer nela pelos problemas que poderia trazer", comentou. Para Mano Menezes, o futebol está fora do contexto olímpico. "Às vezes o futebol não é visto com tanta simpatia por outros atletas, justamente por já ser muito grande individualmente".

O técnico já adiantou que acha difícil a participação no desfile de abertura dos Jogos, devido às questões de logística, já que as partidas do futebol são em diferentes cidades. Em Londres, a seleção só jogará caso chegue à final, em 11 de agosto. "É bem bonito o desfile, uma festa muito linda, mas é bem provável que não possamos participar como gostaríamos", afirmou ele, que afirmou estar confiante no grupo. "Este grupo tem muita [qualidade], foi possível ver nos amistosos. Temos de fazer os ajustes finais para que aconteça nos Jogos, e tenho certeza de que vai acontecer", finalizou.

Após uma semana de preparação no Rio, a seleção brasileira olímpica embarcou ontem para Londres com o time titular já escalado: três atacantes – Hulk, Neymar e Leandro Damião –, Oscar como titular e Rafael na lateral direita, no lugar de Danilo. A formação, que começou o coletivo do último domingo, vencido pelos titulares por 4 a 0, será usada no único amistoso no Reino Unido antes do início dos Jogos: na próxima sexta, em Middlesbrough, contra a Grã-Bretanha, às 15h45 (de Brasília).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]