• Carregando...
 |
| Foto:

Fish and chips

Por André Pugliesi, enviado especial

Há cinco dias em Londres e eu ainda não havia degustado um fish and chips (peixe e batatas fritas), o prato mais clássico da culinária local. No caminho de volta de Wimbledon, ontem, vislumbrei a oportunidade ideal, naquela que se intitula a casa do acepipe "original".

A versão large (grande) saiu por 7,50 libras, algo em torno de R$ 26. Caro, mas valeu pela viagem gordurosa transcendental. O prato é tudo o que você sonha em comer quando pretende partir para a ignorância.

O peixe em questão é o cod, comum na região do Reino Unido. Após alguns minutos observando-o nadar de frente e de costas na banha, finalmente fui servido. E, olha que maravilha, o naco pintou no formato do mapa do Brasil, cobrindo um oceano de batatas fritas.

E bastou a primeira mordida para a revelação. O óleo retido na casquinha fina que envolve a carne jorrou pela corrente sanguínea, preencheu as veias e projetou-me 50 anos no futuro.

Já idoso, trajando training e sapato com meia social marrom, estou apavorando os meus netos, de forma sadia, usando um pedaço de laranja na boca. De repente, despenco no chão, fulminado com décadas de atraso pelo hype da baixa gastronomia.

Agora, voltando... Achei o peixe um tanto sem graça. As batatas encantaram mais. Primeiro, são parrudas. Lembram aquelas antigas, do tempo das fritas "moleque", que pulava o muro e jogava bola no quintal do vizinho.

No fim das contas, vale a experiência, claro. Principalmente, porque a fome morre na hora.

Herói brasileiro

Na entrada do Earls Court, a casa do vôlei em Londres, há uma série de panéis elegendo os "heróis" do esporte na Olimpíada de 2012. Entre eles está o brasileiro Murilo Endres. Já da seleção feminina ninguém mereceu tamanha deferência.

"Time do povo"

O novo presidente da CBF, José Maria Marín, parece mesmo empenhado em deixar para trás a imagem carrancuda e impopular da entidade construída ao longo da Era Ricardo Teixeira. No kit de imprensa distribuído aos jornalistas em Londres, há um mosaico de fotos da equipe brasileira com a seguinte inscrição: "seleção próxima ao povo". Entre imagens de Neymar e outros jogadores, destaca-se um registro do dirigente confraternizando-se com torcedores no estádio.

Sensação

Uma imagem dos Beatles retratados em um grafite virou cartão postal em Londres e têm chamado a atenção dos turistas na cidade por causa da Olimpíada. Produzida pelo americano Mr. Brainwash, pseudônimo de Thierry Gueta, ela mostra o quarteto com parte do rosto coberto por lenços.

Beatles x Rolling Stones

Falando no assunto, há uma pergunta que jamais deveria ser feita em Londres já que a resposta nunca será conhecida. Mas, não custa tentar. E aí, Beatles ou Rolling Stones? O vendedor de revista prefere o Fab Four. O policial também. O atendente da lanchonete é o único a escolher os Stones. Todos, claro, sem convicção alguma.

Tema musical do dia

Rolling StonesMiss You

(Some Girls, 1978) Depois de 16 anos, o Brasil volta aos Jogos no basquete. Sentimos falta.

Acompanhe o quê acontece em Londres no www.gazetadopovo.com.br/blog/direto-de-londres/ e na página das Olimpíadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]