• Carregando...
Gunnar Bentz em ação no Rio de Janeiro. Nadador americano foi impedido de voltar aos Estados Unidos. | GABRIEL BOUYS/AFP
Gunnar Bentz em ação no Rio de Janeiro. Nadador americano foi impedido de voltar aos Estados Unidos.| Foto: GABRIEL BOUYS/AFP

A Polícia Federal retirou dois nadadores olímpicos americanos, nesta quarta-feira (17), de dentro do avião em que haviam embarcado para voltar aos EUA, após a denúncia ainda não confirmada de que foram assaltados por homens armados vestidos de policiais.

“Podemos confirmar que Jack Conger e Gunnar Bentz foram removidos de seu voo para os Estados Unidos por ordem das autoridades brasileiras”, disse o porta-voz do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, Patrick Sandusky, em nota enviada à AFP.

Os dois nadadores “estão aqui prestando declarações”, disse à AFP um porta-voz da polícia civil no aeroporto internacional Tom Jobim, sem dar maiores detalhes.

Astro dos EUA é execrado por brasileiros nas redes sociais por “assalto duvidoso”

Leia a matéria completa

A juíza Keyla Blank já havia determinado, nesta quarta-feira, que dois nadadores olímpicos americanos permanecessem no país - Ryan Lochte e James Feigen - por suspeita de falsa comunicação de crime.

Segundo a imprensa brasileira, Lochte já abandonou o Brasil. O Comitê Olímpico dos Estados Unidos não informou o paradeiro dos atletas, mas confirmou que a polícia esteve na Vila Olímpica à procura dos envolvidos.

“A polícia chegou à Vila Olímpica esta manhã (quarta-feira) e pediu para falar com Ryan Lochte e James Feigen para reter seus passaportes com o objetivo de garantir que prestem novos depoimentos”.

“A equipe de natação deixou a Vila após o fim de sua participação (...). Além disso, como parte do nosso protocolo de segurança, não informamos publicamente sobre os planos de viagem dos nossos atletas, então não podemos confirmar sua atual localização”.

O departamento americano de Estado informou à AFP que soube através da imprensa “que dois atletas americanos foram detidos”.

Justiça desconfia de assalto e pede apreensão de passaporte de importante atleta dos EUA

Leia a matéria completa

“Estamos prontos para proporcionar toda a assistência consular necessária” aos atletas, afirmou o porta-voz John Kirby, sem dar mais detalhes.

Lochte afirma que ele e seus companheiros Gunnar Bentz, Jack Conger e Jimmy Feigen foram assaltados por homens com uniformes da polícia que detiveram o grupo quando saía de táxi de uma festa na Casa da França, na madrugada de domingo.

Mas a juíza identificou a existência de “possíveis divergências nos depoimentos dos nadadores” e as autoridades estão tentando localizar testemunhas, incluindo o motorista do taxi.

Os atletas mostraram divergências sobre o número de assaltantes e regressaram à Vila Olímpica com seus relógios, celulares e carteiras, como revelam imagens das câmeras de segurança.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]