• Carregando...
Heuller Herison Camargo, Yohan Sutil de Oliveira, Willian Antunes Pinheiro, Felipe Luan dos Santos, Ornaldo Antunes de Oliveira, Juliano Felipe Ben, Medley Lucas Lopes Aristides e Alisson Teixeira da Cruz, membros da organizada Império, do Coritiba, presos por operação da Polícia Civil | Felipe Rosa / Tribuna do Paraná
Heuller Herison Camargo, Yohan Sutil de Oliveira, Willian Antunes Pinheiro, Felipe Luan dos Santos, Ornaldo Antunes de Oliveira, Juliano Felipe Ben, Medley Lucas Lopes Aristides e Alisson Teixeira da Cruz, membros da organizada Império, do Coritiba, presos por operação da Polícia Civil| Foto: Felipe Rosa / Tribuna do Paraná
  • Policiais efetuam uma das dez prisões da Operação Bonde do Terror.
  • Camisas de organizadas rivais apreendidas pela polícia na operação que prendeu integrantes da Império
  • Heuller Herison Camargo, Yohan Sutil de Oliveira e Willian Antunes Pinheiro, integrantes da organizada Império, do Coritiba, presos na operação
  • Heuller Herison Camargo, integrante da organizada Império, preso na operação
  • Felipe Luan dos Santos, Ornaldo Antunes de Oliveira, Juliano Felipe Ben e Medley Lucas Lopes Aristides, integrantes da Império, presos na operação
  • Munição apreendida com integrantes da Império pela Polícia Civil na operação
  • Yohan Sutil de Oliveira e Wiilian Antunes Pinheiro, integrantes da Império presos na operação
  • Camiseta com mensagem de violência apreendida pela Polícia Civil na operação

Dois dias antes do clássico Atletiba, a Polícia Civil prendeu nove membros da torcida organizada Império Alviverde, do Coritiba, e apreendeu dois menores de idade, na manhã desta sexta-feira (20), por ataques a torcedores rivais e ao transporte coletivo em dia de jogos de futebol. As prisões fazem parte da operação "Bonde do Terror", conduzida pela Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos da Polícia Civil do Paraná (Demafe). Uma pessoa segue foragida.

Vídeo apreendido pela polícia mostra integrantes da Império quebrando ônibus

Assista ao vídeo da prisão de um dos integrantes da Império na Operação Bonde do Terror

Entre os presos estão Heuller Herison Camargo (20 anos); Yohan Sutil de Oliveira (20), Willian Antunes Pinheiro (19), Felipe Luan dos Santos Sckreurs (25), Ornaldo Antunes de Oliveira (24), Juliano Felipe Bem (20); Medley Lucas Lopes Aristides (18) e Alisson Teixeira da Cruz (24), todos presos de manhã. De tarde, a polícia prendeu o nono torcedor, Alex Torres Rafael, de 18 anos.

Todos ficarão presos preventivamente por cinco dias e responderão a três crimes: provocação de tumulto (pena de 1 a 3 anos de reclusão), associação criminosa (2 a 8 anos) e dano ao patrimônio público e privado (2 a 4 anos), totalizando no máximo 15 anos de prisão para cada um dos envolvidos.

Ao todo, 40 policiais cumpriram, desde as 5 horas da manhã desta sexta-feira (20), dez mandados de prisão e 14 de busca e apreensão, com apoio do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e da Divisão de Polícia Especializada (DPE). A operação foi batizada de 'Bonde do Terror' porque os próprios integrantes se chamavam assim e saíam para quebrar ônibus e atacarem torcedores rivais principalmente em terminais de ônibus.

A investigação começou no dia 16 de novembro, após uma quebradeira ocorrida no Terminal do Guadalupe. Durante esses três meses, os policiais identificaram os integrantes do bando, que chegavam a divulgar pela internet até como fazer coquetel molotov para os ataques. Na apreensão na casa dos presos estavam materiais de outras torcidas, considerados prêmios pelos vândalos, além de alusões a violência, como uma camisa que dizia "Não somos fora da lei. Porque a lei quem faz é nóis (sic)".

"Isso não é torcedor, é organização para provocar arruaça", resumiu o delegado da Demafe, Clóvis Galvão. "As investigações não param por aqui. Objetivo principal agora é aprender as armas porque todos eles andam fortemente armados", garantiu. "Nós estamos aqui para proteger os bons torcedores, a família nos estádios e colocar na cadeia aqueles que se dizem torcedor e vão para o campo para provocar tumulto", acrescentou.

Segundo Galvão, não há a participação da diretoria da Império Alviverde entre os presos. "A diretoria da Império, seu presidente, tem mantido uma postura de lisura em relação a isso. Foi justamente esse segmento que se transformou no "Bonde de Terror", afirmou.

Atletiba

As prisões ocorrem a dois dias de um Atletiba marcado por intensa campanha dos dois clubes pela paz entre as torcidas. Na quinta-feira (19), logo após coletiva conjunta, Atlético e Coritiba divulgaram em seus sites oficiais uma campanha pela convivência pacífica entre os torcedores.

Na entrevista, o presidente rubro-negro, Mario Celso Petraglia, chegou a lembrar que os dois clubes estão entre os que mais sofreram com a violência de suas organizadas. O Coritiba perdeu dez mandos de campo por causa da invasão ao gramado do Couto Pereira após o rebaixamento à Série B, em 2009.

O Atlético foi punido com nove mandos ano passado, por causa da Batalha de Joinville, entre torcedores rubro-negros e do Vasco, no encerramento do Brasileiro de 2013. A partida foi em Joinville devido a outra punição ao Furacão por brigas entre seus seguidores.

Presos da Operação Bonde do Terror

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]