• Carregando...
Jogadores do Operário comemoram acesso. | /Albari Rosa/Gazeta do Povo
Jogadores do Operário comemoram acesso.| Foto: /Albari Rosa/Gazeta do Povo

A histórica conquista da vaga à Série B do Brasileirão nem sequer completou 24h, mas o Operário já pensa no planejamento para a próxima temporada. Depois de dois acessos seguidos (D e C), o Fantasma seguirá a mesma linha de trabalho para buscar uma surpreendente vaga na elite. Uma das missões é reformar o tradicional Germano Kruger.

>> CARNEIRO NETO: a escalada do Fantasma

>> “Esposa abandona estádio para dar à luz e zagueiro do Operário sabe só após o jogo

>> “Operário celebra acesso à Série B, mas avisa: ‘Agora é buscar outro título nacional’

“Não estamos aqui para brincar, então nessa segunda (27) já teremos uma longa reunião. Temos muita coisa para definir, para acertar e traçar os próximos passos”, disse o presidente do conselho gestor do Operário, José Álvaro Góes Filho, logo após deixar o festivo vestiário alvinegro do Germano Krüger.

“Mas é importante também comemorar esse momento inédito para o Operário, para Ponta Grossa. Depois, sim, já temos mais ou menos todo o planejamento traçado, começando pelas obras no estádio”, completou o dirigente.

Para disputar a Segundona, o Operário fará melhorias no gramado, instalará sistema de irrigação automática, além de promover obras estruturais: as entradas dos vestiários para o campo serão alteradas e todos os banheiros do estádio serão reformados.Mais importante, contudo, é aumentar a capacidade do Germano Krüger para 10 mil pessoas, o mínimo necessário para disputar a Série B. Atualmente, o Corpo de Bombeiros só libera 8.832 lugares no campo da Vila Oficinas.

Presidente do Operário, José Álvaro Góes Filho, comemora no gramado. Albari Rosa/Gazeta do Povo

“Na verdade, o estádio já comporta 10 mil, mas temos que acertar as coisas para conseguir o laudo dos bombeiros e tocar o Brasileiro”, afirma Góes.

O presidente também garante que as peças que permanecerem para a próxima temporada serão valorizadas. O teto salarial do clube, que esta na casa de R$ 12 mil, subirá.

O custo do futebol, que hoje é de R$ 550 mil por mês, deve aumentar de maneira significativa.

“Claro que se eu pudesse baixar a folha seria excelente, mas quem ficar, pelo trabalho demonstrado, merece ganhar um pouco mais. Isso vai acontecer”, garante.

Antes de efetivamente só pensar em 2019, o Fantasma terá o Bragantino pela frente na semifinal da Série C. A primeira partida será no Interior paulista e a decisão novamente em Ponta Grossa.

“Começo do zero, sem divisão

“O cenário era de terra-arrasada. Em 2016, logo no ano seguinte ao título paranaense – primeira conquista da centenária história do Operário – e de bater na trave na Serie D, o clube foi impiedosamente punido pela bola.

Rebaixado no Paranaense, o Fantasma teria de disputar a Divisão de Acesso do Estadual em 2017. E só. A menos que vencesse a Taça FPF, competição sub-23 que valia vaga na Quarta Divisão do ano seguinte.

“Era a única chance de termos um calendário nacional”, lembra o José Álvaro Góes Filho, 57 anos, presidente do grupo gestor do Operário.

“Não tínhamos time sub-23, então montamos um elenco do zero. Fomos campeões invictos”, emenda o empresário.

De quase sem divisão, o time de Vila Oficinas ganhou fôlego para continuar sua revolução interna. Mas o projeto de profissionalização iniciado em setembro de 2014 ainda enfrentaria outra encruzilhada.

A área interna do Germano Krüger, onde ficam os vestiários do estádio, estava tomada pela torcida. Era julho de 2017 e o time acabara de ser eliminado da Divisão de Acesso. O empate por 1 a 1 com o União, de Francisco Beltrão, significava mais um ano de vergonha, fora do grupo de elite do Paranaense.

Com os jogadores trancafiados no vestiário, José Álvaro deu a cara a tapa. A pressão era pela demissão o técnico Gerson Gusmão, o Gersinho.

“Sai e enfrentei todo mundo, torcedor xingando, repórter pressionando. Não ia mandar embora coisa nenhuma… Hoje todo mundo lembra e está aí o resultado”, conta o dirigente.”

Grupo de WhatsApp do Brasileirão 2018

O Brasileirão 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Campeonato Brasileiro. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2018!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!

**

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]