• Carregando...
O centroavante Bill, autor de dois gols ontem, foi a referência ofensiva do Coxa em Paranaguá | Valterci Santos/ Gazeta do Povo
O centroavante Bill, autor de dois gols ontem, foi a referência ofensiva do Coxa em Paranaguá| Foto: Valterci Santos/ Gazeta do Povo

Opinião

Correria eficiente

Adriano Ribeiro, repórter

Chegou novamente ao topo da tabela o melhor time do Paranaense. Outra vez, o esquema mais ofensivo – com dois zagueiros, três meias e um centroavante – resultou em goleada. A fragilidade dos adversários ajuda, mas não se pode esconder a competência que o Coritiba tem mostrado.

No duelo no Litoral, chamou a atenção a velocidade do ataque do Coxa. Rafinha, Marcos Aurélio e Davi confundiram a zaga do Leão com muita correria. A movimentação intensa deixava pelo menos um dos meias livre para arriscar em gol ou tentar uma assistência.

A provável volta de Jéci vai causar dor de cabeça a Oliveira. Independentemente da escolha, dois ou três zagueiros, o Coxa se firma como o time a ser batido.

Já era...

O meia curitibano Alex, ex-Coritiba, anunciou neste fim de semana que renovou seu contrato com o Fenerbahçe, da Turquia, até junho de 2013. O anúncio foi feito por meio da página pessoal do atleta no microblog Twitter. A renovação do meio-campista com o clube europeu frustra a expectativa de alguns times brasileiros – em especial o Coritiba – de tê-lo já nesta temporada. O atleta esteve no Coxa entre 1990 e 1997. Ele atuou em 124 partidas e marcou 28 gols com a camisa do time que o revelou.

  • Veja a ficha técnica de Rio Branco 1x4 Coritiba

Decidido a não dar chances ao Rio Branco, o Coritiba entrou no Ca­­ranguejão com a intenção de recuperar a primeira colocação na tabela. A aposta na formação ofensiva que goleou o Iraty na sexta rodada deu certo. O Leão da Estradinha não conseguiu segurar as jogadas do ataque alviverde. Com o placar de 4 a 1, o Coxa retomou a liderança da competição, com 17 pontos, um a mais do que o Cianorte.

Trocando passes em velocidade, o alviverde seguiu as ordens do técni­co Marcelo Oliveira de partir para cima. "Esta partida serve para estabelecer uma nova forma de jogar, pois, com este sistema, a bola começou a entrar mais e isto é muito importante", previa o treinador antes do jogo. Desta forma, o Alvi­­verde conseguiu manter a bola no pé por mais tempo e chegar com perigo à meta do goleiro Fabrício.

Após abrir o placar com Bill (14/1.º), o Coxa logo diminuiu o ritmo e tomou o gol de empate em uma falha do goleiro Édson Bastos. Porém, o time do Alto da Glória contou com o erro da zaga adversária para retomar a dianteira do placar, com o zagueiro Pereira (45/1.º).

No segundo tempo, a pressão não era a mesma da primeira etapa e a vantagem era ameaçada pelo excesso de erros de passes de Rafinha, Davi e Marcos Aurélio. O pênalti marcado após falta em Ratinho poderia ter complicado a vida do Alviverde, mas Édson Bastos caiu firme e se redimiu da falha no primeiro gol do Leão.

"O goleiro é o único que não tem direito a erros, mas é normal que aconteçam falhas. O importante é manter a tranquilidade e demonstrar confiança para que a equipe não sinta nada. Fiquei feliz pela defesa, mas meu sentimento poderia ser melhor", disse o arqueiro avaliando o erro.

Bill, de cabeça, e Anderson Aquino, com oportunismo, fecharam o placar. "Pretendíamos brigar na frente desde o início do campeonato e agora temos mais quatro jogos importantes. Não existe jogo fácil, nós que temos que descomplicar para sermos capazes de ganhar o primeiro turno", destacou Oliveira.

"É muito gratificante jogar uma partida dessas. Eles conseguiram empatar, mas conseguimos impor nosso ritmo e envolver o time deles", festejou o centroavante Bill, destaque da tarde chuvosa em Paranaguá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]