• Carregando...

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman , afirmou nesta quarta-feira, durante a Assembléia Geral da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), que o programa dos Jogos Pan-Americanos do Rio 2007 ainda pode ganhar novas modalidades. A decisão será tomada após a reunião do Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI), em outubro, quando será decidido o programa dos Jogos Olímpicos de 2012. De acordo com Nuzman, a saída do softbol e do beisebol do programa da Olimpíada de Londres abre espaço para que modalidades de esportes já presentes no programa busquem espaço.

É o caso da maratona aquática, ou natação em águas abertas. A modalidade é a única das filiadas à Federação Internacional de Natação (Fina) que não participa de Jogos Olímpicos. A Fina, portanto, já está tentando, junto ao COI, que atletas da maratona aquática ocupem algumas das 312 vagas deixadas pelas saídas do beisebol e do softbol do programa de Londres 2012, se juntando a natação, pólo aquático, saltos ornamentais e nado soncronizado como mais uma modalidade de esporte aquático numa Olimpíada. Caso a Fina tenha sucesso em seu pedido, a modalidade pode ser incluída.

- Se novas modalidades entrarem no Programa Olímpico para 2012, vamos estudar a entrada delas também no Programa dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Nossa luta sempre foi para não que a cota de cinco mil atletas de modalidades olímpicas não fosse modificado. Conseguimos isso, mesmo com a inclusão dos esportes não olímpicos do Pan. Caso uma nova modalidade entre no programa de Londres, valeria o gasto a mais adiantar cinco anos e incluí-la no Pan, pois os atletas já estariam se preparando para 2012. E o Brasil tem bons nomes na maratona aquática, por exemplo - disse Nuzman.

O presidente do COB e do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos do Rio 2007 (CO-RIO) afirmou também, nesta quarta-feira, que dá seu total apoio para que o futsal, que já entrou no programa do Pan, busque seu espaço nos Jogos Olímpicos de 2012. As vagas deixadas pelo beisebol e softbol abrem possibilidade para que a modalidade se tornee olímpica.

- Se a Fifa apresentar o interesse da inclusão do futsal no Programa Olímpico, a possibilidade está aberta. O futsal é uma modalidade do futebol, que já é esporte olímpico - concluiu Nuzman.

Após a Assembléia da Odepa, que terminou nesta quarta-feira, no hotel Sofitel, em Copacabana, ficou decidido que os Jogos Pan-Americanos de 2007 ganhariam outros cinco esportes não olímpicos, além do futsal, que era de vontade do CO-RIO: boliche, caratê, esqui aquático, patinação e squash.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]