Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Copa do Brasil

Para eliminar 2º jogo, Coxa precisa fazer diferente contra adversário bem conhecido

Alviverde já participou de 14 edições da Copa do Brasil, mas não precisou jogar "a volta" em apenas 3 oportunidades. Time já cruzou com o Bahia seis vezes (96, 97 e 99)

Marcos Aurélio confiante na vitória do Coritiba e consequente eliminação do Bahia já na primeira partida | Marcelo Elias / Gazeta do Povo
Marcos Aurélio confiante na vitória do Coritiba e consequente eliminação do Bahia já na primeira partida (Foto: Marcelo Elias / Gazeta do Povo)

O principal objetivo do Coritiba para a partida da próxima quarta-feira (8) contra o Bahia, em jogo válido pela abertura da 2ª fase da Copa do Brasil, é eliminar o jogo da volta. Graças ao regulamento da competição, que permite que o time visitante tenha o direito de não precisar jogar a segunda partida, desde que vença a primeira por dois gols ou mais de diferença, o alviverde tenta evitar um segundo confronto para poder focar suas atenções na fase decisiva do Campeonato Paranaense.

O problema é que das 14 edições em que participou da Copa do Brasil, o Coxa só conseguiu vencer por dois gols de diferença no jogo de ida em três oportunidades. A primeira aconteceu em 1999, quando bateu o Fortaleza por 3 a 1 no Castelão, a segunda em 2000, quando goleou o Poções (BA) por 5 a 1 e a terceira, em 2005, derrotando o CFZ por 2 a 0 no Rio de Janeiro.

O Coritiba chegou a vencer alguns jogos de ida por placares superiores (em 91 duas vezes, contra Paysandu e Botafogo), mas a regra da eliminação do 2º jogo ainda não existia (começou em 1995) e nestes casos o time jogou a partida de ida no Couto Pereira.

Adversário bem conhecido

A missão dessa quarta-feira terá um tempero ainda mais especial. Além de tentar a vitória, na história das participações alviverdes na Copa do Brasil, o Bahia já esteve em seu caminho por três vezes (na verdade seis, se considerarmos os jogos de ida e volta). Por dois anos seguidos os paranaenses se deram bem. Encarando os baianos ainda na primeira fase, o Coxa se classificou um empate e uma vitória em 1996 (0 a 0 e 3 a 1) e outros em 1997 (2 a 2 e 1 a 0).

Já em 1999 a história foi diferente. Neste ano, após eliminar o Fortaleza na estreia, o Coxa teve dificuldades para passar pelo Avaí, conseguindo a classificação após dois empates muito disputados (2 a 2, em Florianópolis, e 0 a 0, em Curitiba). Na 3ª fase, encarou o Bahia fora de casa e perdeu por 3 a 0. No Couto Pereira, não teve forças para tirar a expressiva vantagem adversária e acabou empatando por 1 a 1, dando adeus à disputa.

Depois do empate deste domingo contra o J Malucelli, a equipe coxa-branca se reapresentou nesta segunda-feira para trabalhos regenerativos no CT da Graciosa. Nesta terça (7), o técnico Ivo Wortmann comanda dois treinos (entre eles um coletivo) para definir o time que começa a partida de quarta. "(A Copa do Brasil) é o melhor caminho para a gente chegar na Libertadores. Temos a condição de eliminar o segundo jogo", disse o atacante Marcos Aurélio, ao site do clube.

O Coritiba nunca disputou uma final de Copa do Brasil, mas esteve nas semifinais por duas vezes: em 1991 e em 2001, ambas contra o Grêmio.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.