• Carregando...
Paraná mostrou postura de um time determinado a subir para a Série A e não deu chances ao Bugre em Campinas | Denny Cesare / Futura Press
Paraná mostrou postura de um time determinado a subir para a Série A e não deu chances ao Bugre em Campinas| Foto: Denny Cesare / Futura Press

LANCE A LANCE: Acompanhe a ficha técnica e os principais lances da vitória tricolor

RESULTADOS: Confira os placares de todos os jogos da Segundona

CLASSIFICAÇÃO: Saiba como ficou a tabela após mais uma rodada da Série B

PRÓXIMOS JOGOS: Veja quem o seu time enfrenta na próxima rodada

O Paraná Clube encheu o seu torcedor de esperança na tarde deste sábado. A equipe enfrentou o líder Guarani dentro do Brinco de Ouro, em Campinas, e mostrou maturidade para impor o seu ritmo e vencer por 2 a 1, derrubando o último invicto da Série B do Brasileirão. A aplicação coletiva e o desempenho apurado da defesa e do ataque foram decisivos para os três pontos que tiram o Tricolor da zona do rebaixamento.

Desde o começo da partida, o Paraná marcou forte o Bugre, surpreendendo os donos da casa, acostumados a jogar com espaço, velocidade e com muito toque de bola. Quem fez isso foi o Paraná, que saiu na frente com menos de 10 minutos de jogo e criou muitas chances de aumentar e definir ainda no primeiro tempo. No fim da etapa inicial o Guarani empatou, contudo os tricolores não se abateram.

Na volta do segundo tempo veio o lance que poderia ter mudado a história da partida, quando Ricardo Xavier perdeu a chance da virada para a "Máquina Verde", apelido dado à equipe nesta Segundona. Depois deste susto, o Paraná voltou a controlar o confronto e contou com o oportunismo de Alex Afonso para fazer o segundo dos visitantes. O time paulista foi todo para cima, mas a defesa armada pelo técnico Sérgio Soares não diminuiu o ritmo até o final.

A segunda vitória fora de casa levou os paranistas para a 14ª colocação, com 14 pontos. Se o Juventude derrotar o América-RN logo mais, às 21h, em Natal, o Tricolor cai uma posição. Todavia, os próximos dois jogos do Tricolor são em casa. O primeiro será na próxima sexta-feira, às 21h, contra o São Caetano. No mesmo dia e horário o Guarani, ainda líder com 27 pontos, busca a reabilitação diante do ABC na capital potiguar.

Paraná joga bem, sai na frente e anula o Bugre no primeiro tempo

Nem o paranista mais otimista ou o torcedor do Guarani mais pessimista esperaria ver o que acabou vendo nos primeiros 45 minutos no Brinco de Ouro. Mesmo em condição consideravelmente oposta ao Bugre na classificação, o Tricolor jogou o seu melhor primeiro tempo em 12 rodadas nesta Série B. A Máquina Verde emperrou e foi surpreendida desde os primeiros minutos. Ainda sem entender o jogo, o Bugre tomou o gol aos oito minutos.

Marcando forte desde a saída de bola do time paulista, o Paraná foi criando oportunidades e chegando fácil ao gol de Douglas. Em um levantamento de bola na área, o pequenino Davi apareceu livre e tocou de cabeça, encobrindo o arqueiro do Bugre. A vantagem do placar colocou mais pressão no Guarani, único invicto da Segundona até ali e jogando dentro de casa contra um time que estava na zona do rebaixamento.

A equipe de Oswaldo Alvarez tentava chegar ao gol de Ney, porém parava na forte marcação do sistema defensiva paranista, que funcionou muito bem durante praticamente toda a etapa inicial. O espaço que sobrava dava bons contra-ataques ao Tricolor, e a equipe teve pelo menos quatro chances claras para aumentar o placar, duas delas cara a cara com Douglas, porém Wando e Fabinho desperdiçaram.

Uma outra oportunidade clara para o Paraná anotar o segundo veio com Gabriel, que cabeceou na trave após um escanteio. No rebote, Alex Afonso mandou para fora, com o gol aberto. Vendo os visitantes perdendo um gol atrás do outro, o Guarani apertou o ritmo nos 10 minutos finais, adiantou a sua marcação e exerceu alguma pressão. Nem assim Ney foi acionado de forma considerável.

O primeiro tempo só não foi perfeito por conta do castigo aos 45 minutos para os tricolores. Depois de um escanteio, Márcio Alemão ganhou de cabeça e mandou no canto direito do goleiro paranista. Salvo este descuido, o Paraná esteve bem e era isso que o técnico Sérgio Soares queria manter para a fase final de partida. "Estamos bem, não deixamos eles jogarem. Temos que continuar assim, e quando tivermos chances finalizarmos bem", completou o treinador.

Guarani tem a chance da virada, Tricolor controla ações e chega à vitória

Ao ter igualado no fim do primeiro tempo, era de se esperar que o Guarani viesse para o abafa logo no início do segundo tempo. A tática do Bugre quase funcionou com um minuto, quando a zaga tricolor cochilou e Ricardo Xavier saiu na cara do gol. Ney saiu bem, mas o atacante tocou no canto esquerdo. A sorte estava do lado paranista, uma vez que a bola passou tirando tinta, mas não entrou.

Depois deste susto inicial e de algumas investidas dos paulistas, O Paraná voltou a equilibrar a partida, mostrando o mesmo empenho do primeiro tempo. Sem encontrar espaços e conseguiu a virada, o Guarani foi ficando nervoso e cedeu espaços ao Tricolor, que passou a criar como na etapa inicial. A bola, todavia, parecia não querer entrar. Pelo menos até os 20 minutos, quando a bola cruzada acabou nos pés de Alex Afonso. O camisa 9 dominou e tocou para as redes do Bugre.

O segundo gol aumentou ainda mais o desespero dos comandados de Oswaldo Alvarez, e o treinador chegou a colocar três atacantes na busca pelo menos do empate. Nos contra-ataques o Tricolor perdeu mais duas oportunidades claras do terceiro, porém na defesa o trio formado por Freire, Gabriel e Élton seguiu inabalável diante das pressões e garantiu uma vitória que poucos acreditavam ser possível, mas que pode gerar um salto ao Tricolor na Série B.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]