• Carregando...

Mesmo com a derrota para o Vasco, na última rodada, por 3 a 1, o Paraná encerrou o Brasileirão com a melhor campanha da sua história, em sétimo lugar, com 61 pontos. Em 42 rodadas, o Tricolor conseguiu 17 vitórias e marcou 59 gols.

No início do Brasileirão o técnico era Lori Sandri, que levou o Paraná a ocupar a terceira colocação na tabela de classificação, no final do primeiro turno. O Paraná começou mal o Brasileirão e conseguiu a primeira vitória apenas na quarta rodada, contra o Palmeiras em São Paulo.

Na primeira partida, contra o Goiás no Pinheirão, o Tricolor perdeu por 2 a 0, e a torcida ficou preocupada com o futuro da equipe no Brasileirão. Com um time montado às pressas e sem nenhum jogador conhecido, o Tricolor era tido como um candidato ao rebaixamento no início do nacional.

No entanto, Lori Sandri foi ajustando a equipe. Novos reforços chegaram com o campeonato em andamento e deram mais qualidade ao time da Vila Capanema. Na 14ª rodada, no clássico contra o Atlético, o Paraná deu uma arrancada e com quatro vitórias seguidas subiu na tabela de classificação. Além do Rubro-Negro no Pinheirão, bateu o Internacional por 2 a 0 no Beira Rio, venceu o Paysandu em Belém por 4 a 3 e em casa passou pelo Botafogo por 2 a 0.

Com a boa seqüência de vitórias, o Paraná esteve bem próximo de alcançar a liderança do Brasileirão, mas empatou duas partidas seguidas e perdeu a chance de ficar na ponta. Em Maringá, ficou com 1 a 1 frente ao Santos e empatou pelo mesmo placar com o Flamengo, no Rio de Janeiro.

As quatro partidas que disputou na cidade canção, todas contra os grandes paulistas (São Paulo, Palmeiras, Santos e Corinthians) foram boas financeiramente para o Tricolor, mas péssimas em termos de resultados no Brasileirão. De doze pontos disputados, o Paraná conquistou apenas um, no empate contra o Santos.

Na goleada para o São Paulo, em Maringá, o técnico Lori Sandri se despediu do Paraná. A partida acabou com uma invencibilidade de 10 jogos do Tricolor. O resultado de 4 a 0 foi a derrota mais elástica do Paraná no campeonato. O técnico tinha uma proposta do time Caykur Rizespor, da Turquia. Como ia receber mais do que no Tricolor, Lori optou pela saída. Luiz Carlos Barbieri assumiu o Tricolor, na terceira rodada do segundo turno.

A negociação de Lori Sandri acabou não saindo e o técnico ficou desempregado até assumir o Atlético-MG no final do Brasileirão. Lori não evitou a queda do Galo para a segunda divisão.

Barbieri chegou com desconfiança da torcida e perdeu três partidas seguidas. A primeira vitória veio apenas contra o Brasiliense, no Pinheirão, por 4 a 1, na sexta rodada do segundo turno. Outra vitória no clássico contra o Coritiba, por 3 a 2 e uma sonora goleada contra o Fluminense por 6 a 1 – a maior do Tricolor no campeonato – deram a tranqüilidade para Barbieri continuar o trabalho.

Os bons resultados fizeram o clube sonhar com uma vaga na Libertadores da América, no entanto, o segundo turno não foi tão estável quanto o primeiro e o Paraná perdeu muitos pontos que o afastaram da vaga no torneio continental. Mesmo assim, com a classificação garantida na Sul-Americana o Tricolor terminou o Brasileirão em alto estilo com uma vitória contra o Vasco.

Os jogadores desconhecidos que chegaram no Paraná saíram como ídolos e abriram as portas para o mercado nacional. O artilheiro Borges, com 19 gols, foi o destaque do Tricolor. A saída de Renaldo para o Coritiba nem foi sentida no Tricolor, pois Borges e André Dias fizeram a torcida esquecer rapidinho o atacante que tinha fama de não perder pênaltis.

O lateral-direito Neto e os zagueiros Daniel Marques e Marcos também foram essenciais na campanha Tricolor. Mário César, Pierre, Beto e Mussamba também deram muita qualidade no meio campo paranista. Flávio, na meta, teve o seu melhor ano no Tricolor e foi um dos melhores goleiros do campeonato.

Campanha

Primeiro turno

Paraná Clube 0 x 2 Goiás São Paulo 1 x 1 Paraná Clube Paraná Clube 2 x 2 Juventude Palmeiras 1 x 2 Paraná Clube Paraná Clube 1 x 1 Ponte Preta Brasiliense 1 x 0 Paraná Clube Paraná Clube 3 x 0 Fortaleza Coritiba 2 x 1 Paraná Clube Paraná Clube 1 x 0 Atlético-MG Fluminense 0 x 1 Paraná Clube Paraná Clube 3 x 0 Figueirense Paraná Clube 2 x 3 Corinthians São Caetano 1 x 1 Paraná Clube Paraná Clube 2 x 0 Atlético-PR Internacional 0 x 2 Paraná Clube Paysandu 3 x 4 Paraná Clube Paraná Clube 2 x 0 Botafogo Paraná Clube 1 x 1 Santos Flamengo 1 x 1 Paraná Clube Cruzeiro 0 x 1 Paraná Clube Paraná Clube 0 x 0 Vasco

Segundo turno

Goiás 1 x 1 Paraná Clube Paraná Clube 0 x 4 São Paulo Juventude 2 x 0 Paraná Clube Paraná Clube 1 x 3 Palmeiras Ponte Preta 1 x 0 Paraná Clube Paraná Clube 4 x 1 Brasiliense Fortaleza 2 x 2 Paraná Clube Paraná Clube 3 x 2 Coritiba Atlético-MG 0 x 1 Paraná Clube Paraná Clube 6 x 1 Fluminense Figueirense 2 x 0 Paraná Clube Corinthians 1 x 0 Paraná Clube Paraná Clube 1 x 3 São Caetano Atlético-PR 2 x 1 Paraná Clube Paraná Clube 3 x 1 Internacional Paraná Clube 2 x 0 Paysandu Botafogo 2 x 0 Paraná Clube Santos 0 x 0 Paraná Clube Paraná Clube 0 x 1 Flamengo Paraná Clube 2 x 0 Cruzeiro Vasco 3 x 1 Paraná Clube

Veja como o Paraná ficou na classificação do Brasileiro

Qual foi a sua maior alegria e a maior tristeza neste Brasileirão

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]