• Carregando...
Registrado ontem na CBF, Lenílson irá comandar o meio-de-campo tricolor | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Registrado ontem na CBF, Lenílson irá comandar o meio-de-campo tricolor| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Reforço

CBF libera Lenílson

Somente ontem, no início da tarde, o técnico Paulo Comelli recebeu a notícia mais esperada da semana: a liberação do meia Lenílson, principal contratação do Paraná. A inscrição do atleta dependia de um documento do Jaguares-MEX (clube que detém os direitos federativos do jogador) que, enfim, chegou à CBF.

Assim, exceto pela dúvida em relação ao atacante Wando, o Tricolor vai a campo hoje, frente ao J. Malucelli, com o que o seu treinador considera ideal. Caso Wando não atue – em virtude do condicionamento físico –, Wellington Silva será o companheiro de Abuda no ataque.

De última hora, Comelli confirmou a escalação do jovem goleiro Felipe no lugar do experiente Ney, por ter se saído melhor nos treinamentos. No mais, os escolhidos já estavam na cabeça de Comelli desde o início da semana, mesmo com a reformulação geral do grupo paranista.

"O Paraná vai sempre jogar no ataque. Essa é a filosofia que eu implantei aqui", afirma o técnico, disposto a mandar o time para cima dos adversários.

Comportamento ousado mesmo sem o preparo físico ideal, considerando o início de temporada. "No decorrer dos jogos vamos melhorando a parte com bola, as finalizações. Acredito que em três ou quatro jogos já teremos uma consistência diferente". (AP)

Com o coração em dia, Willian volta ao ataque do Jotinha

O Campeonato Paranaense nunca foi tão importante para um jogador. Não importa que a partida não seja decisiva, entrar em campo na estreia do J. Malucelli contra o Paraná, hoje, é tudo o que pede o meia-atacante Willian. "Voltar a jogar é o que importa", atesta o atleta de 26 anos. No ano passado, logo após o Estadual, em que foi vice-artilheiro, com 13 gols, ele negociava a transferência para o Coritiba, quando os exames apontaram a reincidência de uma irregularidade no coração. Por precaução, ficou fora de combate por quase nove meses.

Leia a matéria completa

A lição foi aprendida. Ao contrário do que aconteceu na temporada passada, quando iniciou de forma confusa, com times A e B comandados por Saulo de Freitas e ainda sob a sombra da saída tumultuada do presidente José Carlos Miranda, em 2009 o Paraná larga no Estadual com tranquilidade e tudo definido.

Se tudo vai ser diferente, só o tempo dirá. Mas uma boa ideia poderá ser vista diante do J. Malucelli, hoje, às 16 horas, no Ecoestádio Janguito Malucelli, partida de abertura do Paranaense 2009. Primeiro contato que é aguardado com ansiedade pelo torcedor.

O elenco que penou durante 2008 inteiro foi profundamente remodelado sob a responsabilidade de, na prática, um homem só: o técnico Paulo Comelli. Após desembarcar na Vila Capanema para salvar o Tricolor da desgraça absoluta que seria um novo rebaixamento, desta vez para a Terceirona, Comelli ganhou e exerceu os seus superpoderes.

"Tivemos um grupo acertado no começo do ano, dia 2 (de janeiro) estava tudo quase certo e em boas condições de iniciar. Não estão chegando jogadores durante a competição, para adquirir entrosamento, ritmo e até amizade entre eles. Isso tudo é muito importante, o que nos faz acreditar nessa equipe", analisa o treinador.

Apesar disso, Comelli pede um pouco de paciência à galera paranista. Nada além do normal. "Temos que ter um pouco de calma, estamos buscando o conjunto ideal, mesmo sendo uma equipe experiente, que se posiciona bem. Mas sabemos que a equipe tem qualidade. Com certeza absoluta temos condições de apresentar um bom futebol."

No ano passado, enquanto o time considerado A treinava em São Bento do Sul, a molecada iniciou o Paranaense com um empate e uma derrota. Sob pressão, os comandados pelo Tigre da Vila estrearam na terceira rodada e a primeira vitória na disputa só veio na quinta apresentação, contra o Paranavaí, por 4 a 0.

"Assumimos em uma situação difícil e tocamos do jeito que dava. Com o técnico que estava, com jogadores que não conhecíamos, etc. Fizemos uma pré-temporada ruim. Realmente, aprendemos com os erros e, desta vez, já começamos a planejar em outubro", comenta o presidente Aurival Correia.

Cenário agora quase oposto que renova as esperanças para o principal objetivo do ano, retornar à elite do futebol brasileiro. "Nós sabemos que um Paranaense bom, disputando o título, fará com que entremos forte no Nacional, precisando de apenas algumas peças para reforçar uma base boa, como temos visto nos treinos", diz Correia.

Na TV

J. Malucelli x Paraná, às 16 horas, no Premiere FC.

* * * * * *

Em Curitiba

J. Malucelli

Colombo; Neto, Thiago, Leandro e Peixoto; Jucilei, Ronaldo, Cícero e Rodrigo; Bruno Batata e Willian. Técnico: Leandro Niehues.

Paraná

Felipe; Murilo, João Paulo, Jonathas e Edu Silva; Hernani, Kléber, Lenílson e Gedeon; Wellington Silva (Wando) e Abuda. Técnico: Paulo Comelli.

Estádio: Janguito Malucelli. Horário: 16 horas. Árbitro: Evandro Rogério Roman. Auxs.: Moisés Aparecido de Souza e Nilton Ramon.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]