• Carregando...
Andreas Pereira tem cidadania brasileira e belga. | Clive Mason/Getty Images
Andreas Pereira tem cidadania brasileira e belga.| Foto: Clive Mason/Getty Images

Andreas Pereira fala quatro línguas, tem dupla nacionalidade, porém se considera mesmo um legítimo paranaense. Os pais são do estado e se conheceram em Ivaiporã, no Norte, mas o jogador nasceu e foi criado na Bélgica. Neste domingo (12), após três semanas de férias no interior, ele embarca para os Estados Unidos para participar da pré-temporada do Manchester United. Com apenas 19 anos, o jovem é considerado umas das joias do poderoso time inglês.

No Brasil, o nome de Andreas ainda é pouco conhecido. O “anonimato”, no entanto, deve ser passageiro. Quem acompanhou o último Mundial Sub-20, disputado em junho na Nova Zelândia, viu um pouco do potencial do garoto. Meia de ligação, ele balançou a rede duas vezes no torneio. Na final, em que a Sérvia bateu a seleção por 2 a 1, foi dele o único gol brasileiro. Um golaço, eleito um dos mais bonitos do campeonato.

VÍDEO: Veja o gol marcado por Andreas na final do Mundial Sub-20

Esta foi a primeira competição oficial de Andreas com a camisa verde-amarela. Até então, ele só havia defendido as cores da Bélgica. Pelos times de base da seleção europeia, marcou 13 gols em 27 jogos. Ele sabia que em algum momento teria de escolher entre a terra dos pais ou o país em que foi criado. Não teve muita dúvida.

“Sempre tive na minha cabeça que iria defender o Brasil. Quando tive a oportunidade, nem pensei duas vezes”, conta o jogador.

ESCOLHA

A participação de Andreas no Mundial Sub-20 pelo Brasil não o impede de ainda atuar pela Bélgica, país pelo qual também tem cidadania. A escolha só será definitiva quando ele defender uma das duas nações em um jogo oficial com a seleção profissional. “Ele ainda pode jogar pelo dois, mas o coração dele é brasileiro. Não vai ter dúvida”, aposta o pai, Marcos Pereira.

A oportunidade começou a se consolidar em fevereiro de 2014, quando ele recebeu a visita de Alexandre Gallo, então coordenador das categorias de base da seleção brasileira. Três meses depois, veio a primeira a convocação, para a Panda Cup, realizada na China. Ele ficou fora da lista do Sul Americano Sub-20, no início deste ano, mas depois ganhou a tão esperada chance no Mundial da categoria.

“Fiquei orgulhoso de ter participado da Copa do Mundo. Faltou o título na final, mas foi um experiência excelente para mim”, diz.

Passado o Mundial, o foco de Andreas volta para o Manchester United. Ele chegou ao time inglês com apenas 16 anos, após olheiros analisarem seu desempenho no PSV. A equipe holandesa, que o havia trazido para o clube logo aos nove anos, não conseguiu segurar a jovem promessa.

“Ele ainda era muito jovem, mas era o sonho dele jogar pelo Manchester. Por isso demos o maior apoio possível”, lembra o orgulhoso pai e ex-jogador, Marcos Pereira.

Pai saiu de Ivaiporã e fez carreira na Bélgica

A ligação de Andreas com a Bélgica vem do pai, Marcos Pereira, que também era jogador. Ele atuava no futebol amador em Ivaiporã, no Norte paranense, quando, aos 17 anos, recebeu um convite para tentar a sorte no país europeu. “Tudo aconteceu meio por acaso. Nós estávamos passando por momentos difíceis e, graças a Deus, um conhecido do meu irmão ofereceu se eu gostaria de ir para a Bélgica fazer uns testes. Foi uma decisão complicada, mas fui”, lembra Marcos.

A aposta de risco deu certo. Na Bélgica, ele atuou por quase duas décadas, passando por nove clubes diferentes. Andreas nasceu na cidade de Duffel em 1996. A aposentadoria de Marcos veio em 2010. A partir daí, passou a acompanhar de perto o filho, que também optou pela carreira dentro dos gramados. Hoje, ele a esposa, Anaida, moram na Inglaterra.

“Todos viam que o garoto levava jeito, mas nunca imaginei que iria chegar onde ele está hoje. Ele é um garoto simples e sabe muito bem onde quer chegar”, exalta. (AR)

Andreas ainda está se acostumando ao convívio diário com astros consagrados como Wayne Rooney, Robin van Persie e Ángel Di Maria. Ele passou a trabalhar com o time profissional no segundo semestre do ano passado e ficou em algumas partidas no banco de reservas. A estreia na Premier League ocorreu em 15 de março deste ano: na vitória por 3 a 0 sobre o Tottenham, ele entrou aos 32 do segundo tempo no lugar do espanhol Juan Mata. “Foi pouquinho tempo, mas só me deixou com vontade de jogar mais e mais”, afirma.

Os minutos na equipe principal devem aumentar na temporada que vem pela frente. O clube está mais atento a Andreas. Eleito o melhor jogador do United na categoria sub-21 no último ano, em maio ele teve o contrato renovado com o gigante inglês por mais três nos – até 2018 – e ganhou elogios do comandante do time, o técnico Louis van Gaal.

“Ele tem todos os atributos para se tornar parte do elenco principal. Tem um grande talento natural junto com um bom apetite para aprender”, destacou o holandês.

“O clube está mostrando que tem muita confiança em mim. Preciso jogar bem e aproveitar as chances. Isso depende de mim mesmo”, admite Andreas.

  • Andreas Pereira veste a camisa número 44 do time profissional do Manchester United. Ele renovou contrato com o clube inglês até 2018.
  • Andreas é abraçado por Marcos Guilherme durante o Mundial Sub-20. Meia do Manchester marcou o gol brasileiro na final diante da Sérvia.
  • Andreas estreou na Premier League em 15 de março, no jogo contra o Tottenham. Ele substituiu Juan Mata.
  • Andreas sendo orientado por Ryan Giggs antes da estreia pelo time profissional.
  • Meia em ação no duelo contra o Tottenham.
  • No time sub-21, Andreas veste a camisa 10. Ele foi eleito o melhor jogador do clube nesta categoria.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]