• Carregando...
Federação quer começar o Paulista dia 22. Mineiro é anunciado para o dia 26
| Foto: Antônio More/Arquivo Gazeta do Povo

A Federação Paulista de Futebol (FPF) pediu nesta terça-feira ao governo do estado de São Paulo para que o Campeonato Paulista seja retomado em 22 de julho. Agora, a entidade aguarda uma resposta do governador João Doria e das autoridades de saúde, que precisam dar o aval para a retomada do torneio em duas semanas.

A solicitação da FPF com a data faz parte do protocolo para a volta do Paulistão entregue nesta terça-feira para o governo estadual. Embora não exista uma data para a resposta, Doria avisou, na última segunda, que uma definição ocorreria ainda nesta semana.

O Paulistão foi paralisado em 16 de março, quando faltavam duas rodadas para o término da primeira fase, que seria seguida por quartas de final, semifinais e decisão, com apenas esta etapa sendo realizada em jogos de ida e volta.

As seis datas necessárias para a conclusão do Estadual vão provocar um choque com o Campeonato Brasileiro, pois a CBF definiu os dias 8 e 9 de agosto para o início das Séries A, que conta com os paulistas Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos e Red Bull Bragantino, e B. Seria exatamente nesse fim de semana que o Paulistão terminaria. Há, assim, duas possibilidades: a finalíssima ser realizada em outra data ou os times estrearem posteriormente no Nacional.

>>> Primeiro Estadual no Sul a retornar, Catarinense recomeça nesta quarta-feira

Na última segunda, Doria chegou a declarar que o Brasileirão não poderia começar antes que o Estadual estivesse finalizado. O governador, porém, não possui esse poder de veto. Além disso, ele foi rebatido pela CBF, declarando que os times de São Paulo aprovaram a data de começo do Nacional e se dispuseram a jogar fora de suas cidades se elas estiverem indisponíveis.

A ideia, apresentada anteriormente no protocolo médico da FPF, é de que os times fiquem confinados enquanto estiveram envolvidos na disputa do Paulistão, que possui 16 participantes. Os times voltaram aos treinos na semana passada, no dia 1º, tendo apenas realizados testes físicos anteriormente.

Há uma preocupação no futebol paulista com o nível físico e técnico em comparação a outros times do país, que estão em atividades há mais tempo, como os clubes do Rio, de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. Porém, enquanto o Campeonato Carioca pode acabar nesta quarta-feira, o Gaúcho nem possui uma data definida para retornar.

Campeonato Mineiro é anunciado para 26 de julho

Uma reunião por videoconferência entre os 12 clubes e a Federação Mineira de Futebol, nesta terça-feira (7), definiu que o Campeonato Mineiro voltará a ser disputado a partir de 26 de julho.

O time que se sagrar campeão mineiro terá de jogar ao menos mais seis partidas, mas a Federação Mineira só terá quatro datas disponíveis entre 26 de julho e 9 de agosto, quando se iniciará o Campeonato Brasileiro.

Desta forma, as finais deverão ser disputadas em datas vagas durante a competição nacional. Os clubes finalistas vão se reunir em 6 de agosto para definir as datas dos jogos finais da competição.

Os protocolos a serem adotados durante os jogos ainda não foram definidos, pois necessitam de ajustes com o governo de Minas Gerais, mas já há uma autorização prévia das autoridades de saúde estaduais.

Em nota, o Cruzeiro pediu atenção aos protocolos de segurança. "O Cruzeiro Esporte Clube mantém sua posição favorável ao retorno das competições, desde que todos os protocolos de segurança sejam seguidos e haja a garantia de preservação da saúde não só dos atletas, como de todos os demais envolvidos. O Clube ainda informa que acompanha ativamente todas as discussões sobre a retomada dos campeonatos e torce para que o retorno aconteça de maneira segura", registrou o clube.

O Campeonato Mineiro foi suspenso em março, após a disputa da nona rodada, restando mais dois jogos para o fim da fase de classificação. América (21 pontos), Tombense (20), Atlético-MG (18) e Caldense (17) estavam com as vagas para as semifinais, que serão disputadas em dois jogos, assim como as finais. O Cruzeiro é apenas o quinto colocado, com 14 pontos.

Leia Também:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]