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O Autódromo Internacional Raul Boesel recebe neste fim de semana a 1.ª etapa do Campeonato Mundial de Turismo (WTCC-FIA) 2007. Pela segunda vez, as melhores montadoras de automóveis do mundo trazem para Curitiba aquela que é considerada a segunda mais importante categoria do automobilismo mundial – perdendo apenas para a Fórmula 1.

A grande atração para os brasileiros, em especial para os paranaenses, é a participação do jovem piloto Augusto Farfus Júnior, de 23 anos. Em seu terceiro ano na categoria, Farfus entra como um dos favoritos para a disputa do título de 2007, já que no ano passado ele chegou a liderar o campeonato, mas acabou perdendo a taça na última etapa e ficou no terceiro lugar.

"Tive uma temporada fantástica. A Alfa Romeo passou por um momento de transição e o nosso budget (orçamento) era muito menor em relação a outras equipes. Mesmo assim trabalhamos duro e com um carro do ano anterior conseguimos brigar de frente com a BMW, a Seat e a Chevrolet. Se tivéssemos tido um orçamento maior e alguns testes a mais, a historia poderia ter sido diferente. De qualquer maneira o terceiro lugar final foi um grande resultado", disse Farfus em entrevista à Gazeta do Povo Online. No mercado dos pilotos, o paranaense acabou deixando a Alfa Romeo e acertou sua ida para a campeã BMW, do inglês Andy Priaulx, vencedor da temporada passada. Farfus projeta as dificuldades deste campeonato. "Acredito que as Seats e a Chevrolet poderão surpreender nesta temporada. Hoje trabalho pra BMW e o Andy é, acima de tudo, um companheiro de equipe, não um rival".

Farfus está empolgado com a nova equipe. "Com certeza foi um avanço assinar com a BMW. Essa chance pode representar muito para a minha carreira, mas tenho que trabalhar duro para conquistar os objetivos. A diferença entre a BMW e a Alfa é muito grande. Os dois pontos principais são que a BMW é tração traseira e a Alfa dianteira. Além disso, o câmbio da BMW é de cinco marchas e da Alfa de seis".

De equipe nova, e melhor, Farfus pensa grande e questionado sobre a possibilidade de brigar pelo título, ele mantém os pés no chão. "Vou me dedicar ao máximo e se Deus quiser (...). O campeonato é longo e o objetivo acima de tudo é ajudar a BMW a vencer mais um título. Infelizmente a pré-temporada de treinos não foi muito longa".

Inevitavelmente a etapa de Curitiba altera a emoção do piloto. No ano passado foi a primeira vez que Farfus correu em sua cidade natal. "Foi uma emoção muito grande e forte. A pressão também era grande, mas foi maravilhoso descer do carro e ver todas as pessoas que eu mais amo ali, me vendo e torcendo por mim".

Carreira e futuro

Em sua carreira, Farfus coleciona importantes conquistas. Depois de começar a carreira correndo e moto, arrematou vários títulos no Kart do Brasil, venceu competições pela Europa e estreou nas "fórmulas" em 2000. Lá, correu pelo Campeonato Italiano de Fórmula Renault e terminou a temporada como campeão. Em seguida venceu o Campeonato Europeu de Fórmula Renault (2001), foi o nono colocado do Europeu de Fórmula 3000 e no ano seguinte, em 2003, tornou-se o mais jovem campeão da categoria aos 21 anos.

"Graças a Deus venci em todas as categorias nas quais eu passei e inclusive sou o piloto mais jovem da história a se tornar campeão da F-3000. Daqui para frente espero me consolidar no automobilismo e dar continuidade ao meu trabalho". Sobre a Fórmula 1, Farfus é realista. "É um sonho e um objetivo, mas hoje a Fórmula 1 passa por um momento difícil, quando muitas vezes o patrocínio leva o piloto para equipe e acaba sendo mais importante do que o próprio talento". Por fim, Farfus explica quem é o seu ídolo do automobilismo. "O Ayrton Senna. Ele mostrou ao mundo que um verdadeiro campeão é feito de, acima de tudo, um grande coração".

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