• Carregando...
A paraguaia Montserrat González e a brasileira Bia Haddad Maia ao lado sas campeãs russas Daria Gavrilova e Irina Khromacheva, após a decisão das duplas juvenis em Roland Garros | Kenzo Tribouillard/AFP
A paraguaia Montserrat González e a brasileira Bia Haddad Maia ao lado sas campeãs russas Daria Gavrilova e Irina Khromacheva, após a decisão das duplas juvenis em Roland Garros| Foto: Kenzo Tribouillard/AFP

A tenista brasileira Bia Haddad Maia, de 16 anos, conquistou neste sábado (9) o vice-campeonato do torneio juvenil de duplas femininas de Roland Garros. Atuando ao lado da paraguaia Montserrat González, ela foi derrotada na final pelas russas Daria Gavrilova e Irina Khromacheva, que venceram por 2 sets a 1 de virada, com parciais de 4/6, 6/4 e 10/8.

Embora tenha sido superada neste sábado, Bia já fez história por ter garantido lugar na final. Ela é a 11.ª tenista do país, entre homens e mulheres, a alcançar a decisão de um Grand Slam em qualquer nível.

Bia é treinada por Larri Passos, o consagrado ex-técnico de Gustavo Kuerten, que sob o comando do treinador faturou três títulos em Roland Garros e chegou a liderar o ranking mundial.

Guga foi um dos quatro brasileiros campeões de Grand Slam em todos os tempos. A maior vencedora é Maria Esther Bueno, tricampeã em Wimbledon (1959, 60 e 64) e tetracampeã do US Open (1959, 63, 64 e 66) - além de finalista de Roland Garros em 1964 e do Australian Open em 1965. Ela ainda coleciona 11 títulos de duplas: 1958, 60, 63, 65 e 66 em Wimbledon; 1960, 62, 66 e 68 no US Open; 1960 em Roland Garros e Australian Open.

Thomaz Koch venceu o torneio de duplas mistas de Roland Garros em 1975 e Tiago Fernandes foi campeão simples juvenil do Australian Open em 2010.

Outros sete brasileiros ficaram com vice-campeonatos em categorias juvenis de Grand Slam. Em torneios de simples, Koch, Edison Mandarino e Luís Felipe Tavares caíram em decisões de Roland Garros, enquanto Ivo Ribeiro e Ronald Barnes foram até a final em Wimbledon. Em competições de duplas, Guilherme Clezar foi vice na capital francesa e Ricardo Schlachter chegou à final em Wimbledon.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]