i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
surfe

Bióloga afirma que tubarão não pretendia atacar Mick Fanning

  • PorAndré Pugliesi, com Agências
  • 20/07/2015 21:40
Mick Fanning no momento em que o tubarão chega próximo a ele. | /Reuters
Mick Fanning no momento em que o tubarão chega próximo a ele.| Foto: /Reuters

Caso o tubarão tivesse investido contra Mick Fanning, não teria sobrado nada do surfista australiano de 34 anos. “Se o animal tivesse realmente atacado, ele não teria chance nenhuma de defesa. Seria uma presa fácil”, afirma Camila Domit, bióloga e pesquisadora do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

VÍDEO: Surf na Gazeta - final em Jeffreys Bay entra para a história

Segundo a pesquisadora, o incidente no mar de Jeffrey’s Bay, no domingo (19), não terminou em tragédia porque o animal só esbarrou no atleta. “Pelo que observei, pela nadadora dorsal e caudal, era um tubarão branco, de cerca de 3 metros. É um peixe curioso, que estava pela superfície e deve ter se enroscado no leash [corda que prende o surfista à prancha]. Foi uma infeliz coincidência”.

De acordo com o tamanho do animal, seria um tubarão jovem, que ainda não se alimenta de mamíferos como fazem os adultos. “É difícil presumir, mas o tubarão deve ter confundido o surfista com alguma coisa. Não foi para atacar”, reforça Camila.

O encontro espantou a todos durante a etapa da Liga Mundial de Surfe, na África do Sul. Tricampeão mundial, apesar do susto Fanning deixou a praia ileso. “É uma região conhecida pela presença de tubarões. Mesmo assim, é raro um encontro. É mais fácil uma pessoa morrer em um acidente de carro do que com um ataque de tubarão”, comenta a bióloga.

Pela internet, Fanning comentou o caso nesta segunda-feira. “Foi de longe a coisa mais assustadora que eu já passei e ainda estou abalado”, escreveu. “Em nosso esporte nós sempre pensamos sobre tubarões e sabemos que estamos no território deles. J-Bay [Jeffreys Bay] é um lugar incrível e vou voltar lá um dia”, continuou.

Já a organização do Mundial revelou que serão realizadas novas reuniões para reforçar a segurança dos surfistas no mar.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.