• Carregando...

Bernardo Oliveira e Luiz Gustavo Trainini foram responsáveis por garantir, neste domingo (22), a classificação olímpica do Brasil para uma modalidade na qual tem pouca ou nenhuma tradição: o tiro com arco. A vaga individual, no masculino, veio no Pré-Olímpico em Medellín, na Colômbia.

Ao avançarem para as semifinais, Gustavo e Bernardo garantiram para o Brasil uma das três vagas individuais que estavam em jogo na competição (cada país pode ficar com apenas uma por gênero). Depois, Bernardo foi até a final, perdeu para Juan Carlos Stevens, de Cuba, e ficou com a medalha de prata. Gustavo caiu na semifinal, mas ficou com o bronze ao derrotar o colombiano Manuel Pila.

A vaga olímpica pertence ao Brasil e não individualmente a Bernardo ou Gustavo. Cabe à Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTArco) indicar quem representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres. Daniel Xavier, outro brasileiro em Medellín, foi o primeiro colocado da fase de classificação, mas acabou eliminado nas oitavas de final. Ele foi o melhor do país no Mundial de Turim, em julho passado.

No feminino, o Brasil foi representado na Colômbia por Anne Marcelle, Sara Nikitin e Monique Rodrigues, mas nenhuma delas conseguiu chegar à semifinal. As vagas olímpicas ficaram com Canadá, Colômbia e México. Para os Jogos de Pequim, em 2008, o Brasil levou apenas um arqueiro, Trainini, que foi eliminado já na primeira disputa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]