• Carregando...
O técnico Bernardinho admite ansiedade diante da reformulada seleção russa | Divulgação/CBV
O técnico Bernardinho admite ansiedade diante da reformulada seleção russa| Foto: Divulgação/CBV

Dona da melhor campanha da etapa classificatória da Liga Mundial, com nove vitórias em dez partidas (perdeu apenas para a França, em São Paulo), a seleção brasileira masculina de vôlei estreia hoje na fase final em busca do 10.º título na competição, uma marca inédita. O adversário é a Rússia, às 17h30 (de Brasília), em Mar del Plata, na Argentina.

Tal como os brasileiros, os russos também vivem um processo de renovação e enfrentam desfalques por contusão. Portanto, o time é bastante diferente em relação ao que derrotou o Brasil na final olímpica de Londres, no ano passado. Mas os europeus superaram as dificuldades e, na fase classificatória, venceram sete jogos, classificando-se no equilibrado Grupo B em segundo lugar – a Itália, líder, levou vantagem apenas no ponto average.

A boa campanha mostra ao Brasil, portanto, que os adversários não estão fragilizados, apesar das mudanças. "Eles têm uma quantidade de jogadores excepcional. A base que vem jogando a Liga Mundial é a que está aqui, com alguns jogadores voltando de contusão, outros bem. A dificuldade é sempre enorme", afirmou o técnico Bernardinho. "A equipe chega bem. Mas uma estreia contra a Rússia, nem precisa falar muito. Gera uma ansiedade natural também pela disputa de vaga".

Brasil e Rússia já se enfrentaram duas vezes neste ano, em amistosos realizados em Moscou. Os brasileiros venceram os dois jogos por 3 sets a 1. Na Liga Mundial, os confrontos entre as seleções em fase final dão retrospecto favorável ao Brasil, que ganhou 15 dos 21 jogos.

Em relação às últimas partidas disputadas pelo Brasil (duas vitórias contra os EUA, no Rio), Bernardinho voltará a contar com Bruninho, Leandro Vissotto e Dante, que foram poupados por problemas físicos. Os atletas permaneceram com o grupo, reduzido para 14 jogadores após a fase de classificação.

Ontem, o técnico fez uma mudança de última hora na delegação que levou à Argentina: decidiu cortar o central Maurício Souza e reintegrou o líbero Alan. O jogador chegará hoje a Mar del Plata.

Ao vivo

Brasil x Rússia, às 17h30, no SporTV2.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]