• Carregando...
Paulista Cairo dos Santos é o primeiro brasileiro a atuar na NFL. | Kansas City Chiefs/
Paulista Cairo dos Santos é o primeiro brasileiro a atuar na NFL.| Foto: Kansas City Chiefs/

O Estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra, é um dos mais clássicos do mundo. Inaugurado em 1923, já foi até palco de final de Copa, em 1966.

Neste domingo (1º), porém, o estádio ganhará novos contornos em seu gramado, pois será sede de uma partida da NFL, a liga de futebol americano dos Estados Unidos.

Kansas City Chiefs e Detroit Lions vão se enfrentar a partir do meio-dia e meio (de Brasília).

E o brasileiro Cairo Santos, primeiro atleta nascido no país a atuar na NFL, realizará o sonho de jogar em Wembley, mesmo sem ser do jeito que ele imaginava quando criança.

Paulista de Limeira e torcedor do Flamengo, Santos sonhava em ser jogador de futebol, mas sua vida tomou outro rumo quando ele viajou para os Estados Unidos, aos 15 anos, para fazer um intercâmbio.

Interessou-se pela bola oval, chamou a atenção de olheiros pela potência do seu chute e se destacou na Universidade de Tulane, em Nova Orleans. Em agosto de 2014, foi confirmado no elenco dos Chiefs.

“Eu cresci querendo ser jogador de futebol e acompanhava muito o futebol inglês. Venho acompanhando Wembley desde que eu era pequeno. Sempre achava que era um dos ícones mundiais do futebol. Pisar naquele gramado e relembrar minhas memórias de criança assistindo aos jogos será com certeza um momento muito legal”, disse Santos à Folha.

“Não tinha como pensar num sonho desse. E, mesmo assim, quando comecei a jogar futebol americano, Londres nem recebia jogo ainda, então nem pensava na possibilidade. Quando fiquei sabendo que estava programado para jogarmos lá, foi uma alegria imensa. Estava contando as partidas para chegar logo”, afirmou.

Wembley receberá um jogo da NFL pela 14ª vez. O primeiro foi em 2007 (New York Giants x Miami Dolphins). O último aconteceu no domingo (25), quando o Jacksonville Jaguars derrotou o Buffalo Bills.

A iniciativa de realizar partidas em Londres faz parte da estratégia da NFL de expandir os seus negócios e ganhar novos fãs em outras partes do mundo.

“Eu fui em julho para Londres e eles estão bem animados para os jogos da NFL. O estádio está sempre lotado. O esporte vem crescendo muito por lá”, afirmou Cairo, que joga como kicker (chutador).

Entre as 13 partidas já realizadas em Wembley, apenas uma não recebeu mais de 80 mil pessoas -o duelo entre Chicago Bears e Tampa Bay Buccaneers, em 2011, teve “apenas” 76.981 torcedores.

“E eles gostaram de saber da minha história também, pois já joguei o esporte que eles tanto gostam, o futebol. Gostaram porque eles adoram o futebol brasileiro”, disse.

A liga planeja levar partidas para outros países. México e Alemanha estão no radar. Há estudos para trazer jogos ao Brasil. O Estádio do Maracanã, no Rio, já recebeu três visitas da organização da NFL para avaliar um jogo no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]