• Carregando...
O paulista Serra é o pole em Pinhais; Campos largará em 8º | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
O paulista Serra é o pole em Pinhais; Campos largará em 8º| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

A temporada 2014 tem sido a melhor do paranaense Júlio Campos na Stock Car. O piloto do carro número 4 da equipe Prati Mico’s Racing espera quebrar um jejum de 11 anos sem conquista do estado na categoria – David Muffato levantou a taça de 2003. A prova de hoje, com a primeira largada a partir das 11 horas, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, é a chance de o curitibano seguir forte em busca do feito.

"Nossa equipe tem andado na frente desde o ano passado, mas sofria com muitos furos no pneu. Neste ano, a gente está andando direto entre os cinco primeiros", diz Campos. O piloto é o quinto colocado no campeonato com 91 pontos, os mesmos de Marcos Gomes (SP) e apenas 13 pontos a menos que o líder Átila Abreu (SP), que tem 104.

A chave do sucesso do piloto passa por uma estratégia da equipe. O regulamento da categoria faz com que quase todas as provas, com exceção da Corrida do Milhão e a da prova de rua de Salvador, tenham duas largadas. A primeira é para 40 minutos mais uma volta. A outra é para 20 minutos mais uma volta. Enquanto a prova inicial dá 24 pontos para o vencedor, a segunda dá 15. O grid de largada da segunda prova é a posição de chegada da primeira com os dez primeiros colocados invertidos. Logo, quem chega em primeiro, larga em décimo e assim por diante.

A tática adotada pelo time, que tem também como piloto o amazonense Antônio Pizzonia, ex-Fórmula 1, envolve pontuar o máximo possível nas duas provas, mesmo que signifique ousar um pouco menos na busca por vitórias. "Depois de termos começado com a estratégia, a maioria dos pilotos passou a usá-la", revela.

A pressão pelo título é grande. O Paraná que chegou a ter dez pilotos no grid, hoje está reduzido a cinco representantes alinhando. Além de Júlio Campos, o ex-Fórmula 1 Ricardo Zonta, o jovem Gabriel Casagrande de 19 anos, o paranaense adotivo Alceu Feldmann e Lico Kaesemodel.

Correr em casa, para Campos, tem vantagem apenas logística. "O lado bom é ter a família e muitos amigos aqui. E também o fato de nossa equipe ter sede a 300 metros do autódromo. É fácil carregar os caminhões e levar as coisas para a pista", concluiu.

Serra é pole

O paulista Daniel Serra será o pole position na primeira largada de hoje. Esta é a quinta vez que ele sai na frente. Serra terá a companhia de Allam Khodair (SP) na primeira fila, com Thiago Camilo (SP) em terceiro e Átila Abreu (SP), em quarto. Júlio Campos será o oitavo no grid.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]