• Carregando...
Atletas treinam durante evento na PUCPR. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Atletas treinam durante evento na PUCPR.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Durante o último final de semana, entre os dias 9 e 10, a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná recebeu o inusitado evento de cheerleaders. No local foi realizado o Camp Paraná de Cheerleading (CPCheer), encontro que contou com cerca de 60 atletas, a maioria de fora de Curitiba, e onde se aprimorou muito as diversas modalidades esportivas que em conjunto fazem o esporte.

A modalidade está há cerca de 10 anos no Brasil e já conta com 27 equipes só no estado do Paraná. Diferente do que se pode imaginar, esses “líderes de torcida” não torcem para um time como aparecem nos filmes americanos. Eles são o time e competem entre si. Como não há uma federação que regulamente e possibilite que os cheeleardes consigam a bolsa-atleta com o governo, é muito difícil encontrar quem viva apenas do esporte.

Muitas pessoas praticam pelo amor à atividade. É o caso de Tatiana Lobo, 23 anos, que desde 2012 tem a prática encravada na sua vida. Amante de dança e ginasta desde criança, ela viu na atividade uma maneira de se divertir e ainda praticar muito exercício físico.

“É um esporte que trabalha a confiança, o trabalho em equipe, com muita dedicação. Além disso, diferente do que se vê na mídia onde só aparece um parâmetro, qualquer pessoa pode praticar, seja alto, baixo, magro ou gordo. Se tiver com boa saúde, sempre será bem-vindo na equipe”, garante Tatiana.

Promovido pela empresa WorkOut Sports, o evento desse final de semana na PUC foi inovador porque trouxe pela primeira vez especialistas de fora do estado para ensinar as modalidades específicas, como dança, saltos, coreografias e ginástica de solo. Em outros eventos do esporte, um professor ensinava de tudo um pouco, sem esse grau de especialização e aprimoramento técnico.

“Desde o ano passado utilizamos regras internacionais para regulamentar o esporte, que é diferente do pom-dance, por exemplo, que utiliza os pompons. Nós temos 2 minutos e meio para fazer uma coreografia que às vezes engloba 36 pessoas. Não tem espaço para pompons”, conta a proprietária do WorkOut Sports, Karina Lorenzon.

No final do ano passado ocorreu o Brasileiro de cheerleading, em que a equipe do WorkOut Sports ficou em terceiro lugar em uma das modalidades. O Campeonato Mundial da categoria ocorre nesse ano nos dias 21 e 22 de abril, em Orlando, nos Estados Unidos. O Team Brazil participará pelo segundo ano seguido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]