• Carregando...
Em menos de um ano de treino, Adriano Fracaro alcançou feito inédito no futebol americano | Brunno Covello/Gazeta do Povo
Em menos de um ano de treino, Adriano Fracaro alcançou feito inédito no futebol americano| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

O que o assistente adminis­trativo Adriano Fracaro, 26 anos, fez não é para qualquer um, nem para os melho­res profissionais do futebol americano: o kicker do UFPR Legends acertou um field goal de 57 jardas na abertura do Paranaense de Futebol Americano (10/3), quebrando o recorde brasileiro de distância no fundamento e se aproximando das principais marcas da história da NFL (Liga Norte-Americana).

Como o campo do São Ga­­briel, em Colombo, tem 95 m de comprimento e não comporta as medidas oficiais do esporte, foi adaptado com uma jarda diferente da convencional – de 0,914 metro foi para 0,86 m.

Assim, o chute de Fracaro, inicialmente considerado como 60,5 jardas, tem, na verdade, três jardas e meia a menos. Nada que diminua a dificuldade do lance, executado de distância total de 52,03 m.

O que deixa o feito ainda mais relevante é o fato de que ele treina apenas duas vezes por semana e nem sequer recebe para atuar pelo time da Fe­­deral. Bem diferente do profissionalismo e dos altos salários da NFL.

"Eu fiquei realmente impressionado, feliz, mas acho que não é o ápice ainda, dá pa­­ra conseguir as 63 jardas [recorde mundial] e mesmo passar delas. Não é impossível para um jogador que não é profissional chutar mais do que isso. É treino e dedica­­ção", co­­mentou o autor do recorde nacional.

As 57 jardas atingidas por Fracaro abriram a possibilidade, mesmo que ainda incipiente, de ele se mudar para os EUA para estudar e se dedicar ao es­­porte. Chance que viria em muito pouco tempo, já que ele começou no futebol americano há menos de um ano, em maio de 2012.

"Eu sabia que tinha a aptidão de chutar, do soccer [futebol] mesmo, sabia que chutava forte. Um amigo me convidou para jogar no UFPR Legends porque estavam precisando de gente nessa posição. Fui mais para conhecer o esporte, acabei gostando", resumiu.

Como Fracaro não pretende parar nas 57 jardas, vai seguir treinando na medida do possível. Durante a semana, trabalha o fortalecimento muscular das pernas, faz exercícios aeróbicos, como bicicleta e esteira. E, nos fins de semana, chuta de fato a bola oval.

O time do UFPR Legends é novo e ainda não consegue competir de igual para igual com os adversários. Nisso, os jogadores de ataque têm poucas oportunidades de chegar à end zone, o que sobra para o kicker tentar os chutes de longe. "Não tive muitas chances por enquanto e, quando tive, foram distantes. Acabei convertendo alguns", fechou Fracaro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]