• Carregando...
 | Fotos: Marcio Nogueira
| Foto: Fotos: Marcio Nogueira

Em meio a uma onda de violência que assola o esporte brasileiro, onde torcidas rivais pensam ser inimigas, o jogo entre Brown Spiders e Paraná HP, válido pela quarta rodada do campeonato paranaense de 2016, teve rivalidade, torcidas inflamadas, e além de um grande jogo nenhuma hostilidade fora de campo, mesmo com as torcidas lado a lado sem divisórias. O futebol americano, que cada vez mais se torna “brasileiro”, mostra a cada dia porque é o esporte que mais cresce no Brasil.

Realizado no Complexo Esportivo Brown Spiders, localizado no extinto Estádio do Pinheirão, trazia o embate entre dois times de tradição e com chances reais de chagar a grande final do Paraná Bowl 2016, que será realizada no dia 5 de junho. Ambos haviam vencido suas duas primeiras partidas, e quem vencesse o clássico encaminharia o primeiro lugar na sua divisão. Vale ressaltar que poucas praças esportivas no Brasil têm a infraestrutura do local da partida [área em anexo ao Pinheirão], e quando isso acontece a torcida comparece. E não é uma torcida qualquer, famílias estão comparecendo cada vez mais para aproveitar uma estrutura que apresenta Food Trucks, arquibancadas aconchegante e sorteio de brindes (uma televisão de 44 polegadas).

Os donos da casa abriram o placar, mas seu ponto-extra foi bloqueado, em uma ótima jogada do time especial do Paraná HP, que ainda no primeiro tempo igualou, e depois virou o placar. Porém antes do intervalo (que acontece depois de dois tempos de 12 minutos), o time da casa abriu uma diferença de seis pontos.

No segundo tempo, apoiado pela torcida, que apesar de ser visitante, lotou metade das arquibancadas do estádio, voltou à liderança, com uma diferença de um ponto. A emoção e nervosismo duraram até os 50 segundos finais, quando em uma jogada que acabou em um “sack” no quarterback do Spiders, a defesa do Paraná HP garantiu a vitória por 13-12.

Rivalidade entre precursores: O Brown Spiders é um dos times de maior tradição no Brasil, sendo uns dos primeiros a praticar o esporte com equipamentos. Em 2014 se fundiu com o UFPR Legends, se tornando maior e mais forte ainda. Seu presidente Leandro Morozowski, tem um perfil de administração admirável, e o time que junto com o Coritiba Crocodiles é o mais antigo do estado, tem o respeito dos adversários.

Já o Paraná HP alimenta a rivalidade com outro fator, uma organização sensacional. Quesito que atrai jogadores de outros times, e que trouxe vários jogadores do Brown Spiders para suas linhas. Atletas como Maycon Rodrigues e Eduardo Viana, que começaram no esporte no Brown Spiders há muito tempo atrás, e hoje servem a Seleção Brasileira, atiçam a torcida adversária pela troca de times. Vale ressaltar que Eduardo, que foi ao mundial de Ohio representar o Brasil, está no esporte graças a sua hoje esposa, que prima de Maycon, o incentivou a seguir carreira.

Várias provocações e lances mais duros marcaram a partida, afinal e um clássico. Mas a lealdade dentro e fora de campo imperou, com uma demonstração emocionante nos últimos segundos de jogo, quando o quarterback do Brown Spiders, Anderson Candioto, sofreu uma luxação no cotovelo. Além da tradicional “ajoelhada” dos adversários, vários deles se dirigiram até a ambulância para lhe dar apoio.

Esporte considerado violento dando exemplo de que rivais não são inimigos, e que sim, apesar de usarem cores diferentes, podem sim ser amigos e se divertir. Parabéns a mais esse show e exemplo que jogadores, dirigentes e publico deram. Esse é o futebol que o público ver!

* Leopoldo Scremin é Jornalista e trabalha nos portais Entre Jardas, Bol Esportes e Playoff Brasil (canal alternativo ESPN para a NBA

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]