• Carregando...

O Pinheiros vai advertir o ginasta Arthur Nory, de 21 anos, em razão do vídeo em que ele faz injúrias raciais contra Angelo Assumpção, 18, companheiro de clube e seleção brasileira. Será uma advertência por escrito. No regimento do clube, este é o primeiro passo antes de uma segunda advertência e o desligamento.

Ao lado de Felipe Arakawa, do São Bernardo, e Henrique Flores, de São Caetano, Nory gravou e publicou vídeo no aplicativo Snapchat em que fazem injúrias raciais contra Assumpção.

Após divulgação do jornal O Globo, os três divulgam novo vídeo ao lado de Assumpção, dizendo que “foi uma brincadeira e pediram desculpas”. Eles estão juntos em Portugal, onde treinam para etapa da Copa do Mundo em Anadia, entre 21 e 24 de maio.

Em nota enviada à Folha de S.Paulo, o Esporte Clube Pinheiros diz que “não compactua com este tipo de atitude e irá advertir o atleta Arthur Nory Mariano”. Além disso, o clube paulistano afirma que “irá reforçar o trabalho educativo com os atletas, com o intuito de orientá-los e de evitar que casos assim voltem a acontecer, cumprindo o seu papel na instrução e educação dos mesmos por meio do esporte”.

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) também falou em medida educativa e afirmou que vai instaurar inquérito para encaminhar ao STJD da ginástica para definir eventuais punições aos atletas.

Em nota, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) disse que “não tolera racismo, preconceito e atitudes do gênero” mas lembra que “os atletas já se manifestaram arrependidos e a comissão técnica da seleção também já chamou a atenção deles”

Já a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ligada à Presidência da República, disse que está acompanhando o caso e se coloca à disposição do ginasta Angelo Assumpção para orientá-lo. Até o ginasta mais experiente da seleção, Diego Hypolito, 28, publicou texto em sua conta no Instagram. Nele, defende os companheiros, diz que não existe intolerância na equipe e que o vídeo foi uma fatalidade, pois “todos são do bem”.

A reportagem tentou contato com os ginastas que estão em Portugal e com a assessoria de imprensa da CBG, mas ainda não obteve respostas até a tarde desta segunda-feira (18).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]