• Carregando...

A natação feminina brasileira conquistou mais uma vaga para os Jogos de Londres, na noite deste sábado, durante o quinto e último dia de disputa do Troféu Maria Lenk, no Rio. Fabíola Molina, de 36 anos, nadou abaixo do índice olímpico nos 100 metros costas e vai para a terceira Olimpíada de sua carreira. É a quarta nadadora brasileira classificada para a competição que começa em 27 de julho.

Outros 11 homens já garantiram vaga na Olimpíada, além da equipe do revezamento 4x100 metros livre, que tem dois nadadores confirmados - os demais serão definidos entre 9 e 12 de maio, no torneio Tentativa Olímpica, também no Rio. A competição no mês que vem vai ser a última chance para atingir o índice nas provas que ainda não estão "fechadas" (os 100 metros livre e os 100 metros peito, por exemplo, já tiveram os participantes definidos durante o Troféu Maria Lenk).

Ao conseguir o índice nos 100 metros costas, Fabíola ficou bastante emocionada. Nas eliminatórias da prova, na manhã deste sábado, ela havia chegado perto: ficou apenas 18 centésimos de segundo acima da marca mínima exigida, de 1min00s82. À noite, entretanto, conseguiu fazer 1min00s74. "É um momento superespecial para mim. Treinamos tanto, nos dedicamos muito, as pessoas acompanharam tudo que aconteceu comigo", disse a nadadora.

O Troféu Maria Lenk foi a primeira competição de Fabíola após cumprir a suspensão de quatro meses por doping. "Pela manhã faltou pouquinho. Chorei à tarde, tentei dormir, mudar algumas coisas e ficar tranquila para nadar forte à noite. E consegui me superar", comemorou a veterana nadadora.

Nos 100 metros costas masculino, Thiago Pereira e Daniel Orzechowski se classificaram para Londres. Ambos conseguiram índice nas eliminatórias na manhã deste sábado, com Daniel em primeiro lugar. Na final da noite, porém, Thiago melhorou o próprio tempo, ficou bem abaixo do índice (54s40), com 53s86, e conquistou o medalha de ouro.

Thiago já está classificado para Londres em outras três provas: 400 metros medley, 200 metros medley e 200 metros costas. Ele havia dito que iria competir somente nas provas de medley, sua especialidade, mas pode abrir uma exceção e disputar os 100 metros costas na Olimpíada. "Quero conversar com o Albertinho (o técnico Alberto Silva) e ver o que ele resolve", avisou o nadador.

O treinador, no entanto, já afirmou neste sábado que Thiago deve disputar os 100 metros costas na Olimpíada. "Se ele falou que eu vou, está falado", disse o nadador, que, assim, deve desistir apenas dos 200 metros costas.

Nos 200 metros borboleta, Kaio Márcio Almeida e Leonardo de Deus confirmaram as vagas olímpicas neste sábado - ambos já tinham o índice antes do Troféu Maria Lenk. Leonardo nadou mais uma vez abaixo da marca para Londres (1min56s86), ganhou o ouro e fez o sexto melhor tempo do mundo em 2012: 1min55s70. "O trabalho está sendo bem feito, fiquei muito feliz com o resultado", afirmou.

Também neste sábado, Joanna Maranhão venceu os 200 metros borboleta com 2min09s62, ainda acima do índice olímpico (2min08s95), mas bem próximo do recorde sul-americano, dela mesma, de 2min09s48. Como está classificada nos 400 metros medley, ela tem direito a competir os 200 metros borboleta nos Jogos de Londres, já que não há nenhuma outra atleta brasileira classificada para a prova.

"Fiquei bem feliz com o tempo, é minha melhor marca da temporada muito próximo do recorde sul-americano. Foi um campeonato de muita superação para mim. Agora é continuar treinando forte para poder brigar por uma semifinal nos Jogos", disse Joanna Maranhão que revelou ainda não estar completamente recuperada de uma infecção por salmonela. "Me debilitou bastante. Não está fácil competir. O corpo está fraco, estou muito magra."

O Flamengo foi o campeão do Troféu Maria Lenk, com 2.110,50 pontos. Nadador do clube, Cesar Cielo comemorou com a torcida a vitória flamenguista no revezamento 4x100 metros medley, prova que encerrou a competição na noite deste sábado. "É muito emocionante fazer parte deste sonho. Agradeço à Patrícia Morim (presidente do Flamengo) que deu esta chance a um campeão olímpico, de retomar a natação carioca", disse o astro da natação brasileira.

O Pinheiros ficou em segundo lugar no Troféu Maria Lenk, com 2.050,00 pontos, seguido por Corinthians, com 1.883,50, e Minas, com 1.798,00.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]