• Carregando...
Voo do medalhista de prata Noriaki Kasai, de 41 anos, na prova do salto com esqui em Sochi | Kai Pfaffenbach / Reuters
Voo do medalhista de prata Noriaki Kasai, de 41 anos, na prova do salto com esqui em Sochi| Foto: Kai Pfaffenbach / Reuters

Aos 41 anos, o japonês Noriaki Kasai fez história neste sábado (15) ao conquistar a medalha de prata na disputa de saltos com esqui dos Jogos de Inverno de Sochi. O veterano não subia ao pódio desde 1994, quando também foi segundo colocado nesta prova em Lillehammer, na Noruega.

Kasai somou um total de 277,4 pontos na Rússia e só ficou atrás do polonês Kamil Stoch, de 26 anos, que levou o ouro ao contabilizar 278,7. O bronze ficou com o esloveno Peter Prevc, com 274,8.

Kasai participou pela primeira vez dos Jogos de Inverno em 1992, em Albertville, na França, quando a competição era disputada de dois em dois anos. Ele garantiu após o feito deste sábado que pretende estar na próxima edição da Olimpíada gelada, em 2018, em Pyeongchang, na Coreia do Sul.

Depois de competir em Albertville e Lillehammer, Kasai participou de outras quatro edições dos Jogos de Inverno, em Nagano (1998), Turim (1996), Salt Lake City (2002) e Vancouver (2010), mas sem ir ao pódio. Por isso, comemorou o feito em Sochi como um garoto. "Todos este anos eu fiquei decepcionado com os Jogos Olímpicos. Hoje eu apenas tinha que conseguir [uma medalha]. Eu queria o ouro, mas vocês sabem o que essa prata significa", disse, para depois justificar seu desejo de competir na Coreia do Sul daqui a quatro anos. "Claro que quero ir. Quero ganhar. Quero a medalha de ouro", completou.

No skeleton, descida individual em trenó no tobogã de gelo, o russo Alexander Tretiakov foi outro destaque do dia ao garantir a festa da torcida faturando o ouro, deixando em segundo lugar o letão Martins Dukurs, enquanto o bronze ficou com o norte-americano Matthew Antoine.

Na patinação de velocidade 1.000 m, o sul-coreano naturalizado russo Viktor Ahn levou o ouro e garantiu uma dobradinha local ao terminar a prova em 1min25s325, pois a prata foi para Vladimir Grigoriev, com 1min25s399. O bronze ficou com o holandês Sjinkie Knegt, com 1min25s611.

Quadro de medalhas

Com sete ouros, três pratas e dois bronzes, a Alemanha se manteve na liderança. A segunda posição é ocupada pela Suíça, que tem cinco ouros, uma prata e um bronze. Os russos estão em terceiro, com quatro ouros, seis pratas e cinco bronzes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]