• Carregando...
Will Power comemora a terceira vitória seguida no circuito paulistano da Indy | EFE
Will Power comemora a terceira vitória seguida no circuito paulistano da Indy| Foto: EFE
  • Barrichello não foi bem e ficou apenas em décimo em São Paulo
  • Vitória no circuito de rua do Anhembi, em São Paulo, amplia a liderança de Will Power na atual temporada da Fórmula Indy

A Fórmula Indy fez neste domingo (29), no circuito de rua do Anhembi, a terceira edição da etapa de São Paulo. E a vitória foi novamente do australiano Will Power, repetindo o resultado dos dois anos anteriores. Entre os pilotos brasileiros, o melhor foi Hélio Castroneves, que terminou em quarto lugar. Enquanto isso, Rubens Barrichello, em sua temporada de estreia na categoria, conseguiu apenas a 10ª colocação.

Além do domínio em São Paulo, Power somou neste domingo a sua 13ª vitória em 22 corridas disputadas em circuitos de rua desde que chegou à equipe Penske em 2010. Assim, ele ampliou a liderança do campeonato na atual temporada - venceu três das quatro etapas disputadas (ganhou também em Long Beach e no Alabama, ambas nos Estados Unidos). O segundo colocado é justamente Helinho, com 44 pontos de desvantagem.

Companheiro de Power na Penske, Helinho fez uma corrida de recuperação neste domingo, depois de ter largado apenas em 18º lugar. E, já com uma vitória na temporada - ganhou na abertura em St. Petersburg (Estados Unidos) -, parece ser mesmo o maior adversário do australiano na luta pelo título do campeonato. Mas ele foi o único piloto brasileiro que comemorou o resultado desta edição da etapa de São Paulo.

Rubinho chegou a andar em quarto lugar, mas terminou em décimo. O companheiro dele na equipe KV, o brasileiro Tony Kanaan se envolveu num acidente no final da prova e conseguiu apenas a 13ª colocação. E a outra representante do Brasil, Bia Figueiredo, que tem contrato com a Andretti para disputar apenas a etapa de São Paulo e as 500 Milhas de Indianápolis, não passou da 20ª posição no circuito do Anhembi.

Pista secaDessa vez, a chuva não apareceu, evitando os estragos do ano anterior, quando um temporal alagou a pista e adiou a realização da etapa de São Paulo para segunda-feira. Apesar da ameaça constante, com o domingo de tempo nublado na capital paulista, a corrida foi disputada com pista seca. Melhor para Power, que não teve nenhuma surpresa e, desde a largada, só perdeu a liderança quando parava nos boxes.

A corrida deste domingo teve uma largada "limpa", sem acidentes. Assim, Power pôde manter a primeira colocação com certa tranquilidade, enquanto os brasileiros ficaram nas posições intermediárias. As voltas iniciais foram sem grande emoção. Mas, na 21ª volta, começou uma sequência de três bandeiras amarelas, todas após batidas, que acabou ajudando os pilotos do Brasil a se aproximarem dos líderes da prova.

Com estratégias diferentes, bandeiras amarelas e paradas nos boxes, houve uma constante troca de posições na metade final da prova. Até mesmo Power chegou a perder a liderança em algumas voltas para o neozelandês Scott Dixon, recuperando a ponta após o adversário fazer o pit stop. No meio de tantas mudanças, Helinho teve sucesso e conseguiu se manter entre os primeiros colocados, terminando em quarto lugar.

Faltando apenas oito voltas para o final da corrida, houve um acidente envolvendo oito carros na relargada após mais uma bandeira amarela. Entre eles estavam Tony Kanaan e Bia Figueiredo, que conseguiram voltar para a pista, mas tiveram o resultado da prova prejudicado. Rubinho, por sua vez, escapou ileso da batida e ganhou posições, subindo para o 10º lugar, no qual acabou cruzando a linha de chegada.

Agora, a próxima etapa da temporada da Indy é a mais importante e famosa de todas: as 500 Milhas de Indianápolis, programada para acontecer no dia 27 de maio, nos Estados Unidos. Será a estreia de Rubinho numa das provas mais tradicionais do automobilismo mundial, enquanto Helinho irá em busca de sua quarta vitória na história da corrida - Tony Kanaan e Bia Figueiredo também estão com presença confirmada.

Confira a classificação final da prova:

1) Will Power (AUS/Penske)

2) Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti)

3) Takuma Sato (JAP/Rahal Letterman)

4) Hélio Castroneves (BRA/Penske)

5) Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi)

6) James Hinchcliffe (CAN/Andretti)

7) J.R. Hildebrand (EUA/Panther)

8) Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi)

9) Ernesto Viso (VEN/KV)

10) Rubens Barrichello (BRA/KV)

11) Oriol Servia (ESP/Dreyer & Reinbold)

12) Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton)

13) Tony Kanaan (BRA/KV)

14) Marco Andretti (EUA/Andretti)

15) James Jakes (ING/Dale Coyne)

16) Graham Rahal (EUA/Chip Ganassi)

17) Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi)

18) Sebastien Bourdais (FRA/Dragon)

19) Mike Conway (ING/AJ Foyt)

20) Bia Figueiredo (BRA/Andretti)

21) Ed Carpenter (EUA/Carpenter)

Não completaram:

Justin Wilson (ING/Dale Coyne)

Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman)

Ryan Briscoe (AUS/Penske)

Simona de Silvestro (SUI/HVM)

Katherine Legge (ING/Dragon)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]