Até quinta-feira, os letreiros do Ginásio Poliesportivo Max Rosenmann ainda não haviam sido afixados. Nada, porém, que atrase ainda mais o início do uso do local pela população de São José dos Pinhais.
Localizado no bairro Afonso Pena, a estrutura esportiva de 8 mil metros quadrados impressiona pela imponência, mas correu o risco de virar um elefante branco: depois de um embargo, em janeiro de 2013, ficou quase um ano fechado.
Amanhã, às 20h30, o local, concluído em julho de 2012, será reinaugurado com um jogo de futsal entre as equipes de São José dos Pinhais e o Brasil Kirin/Sorocaba, do ala Falcão, considerado o melhor do mundo na modalidade.
O espaço custou R$ 12 milhões aos cofres públicos e começou a ser construído em 2008. Com capacidade para 4,5 mil pessoas, a praça foi aprovada como um dos locais para treinamentos nos Jogos Olímpicos de 2016 mesmo antes de ser totalmente terminada. Em janeiro de 2013, a obra foi interditada por falta de autorização do Corpo de Bombeiros para ser utilizado, pois os sistemas de água, luz e segurança não estavam concluídos.
Fora as goteiras na quadra e arquibancadas, ondulações no piso de madeira, a fiação elétrica exposta, gerando superaquecimento e deixando o ginásio sob suspense.
As falhas na obra geraram uma discussão que segue na Justiça entre a empresa vencedora da licitação, a Endeal, e a prefeitura de São José dos Pinhais que pagou cerca de 50% da obra (a outra metade foi bancada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano).
Alguns dos itens construídos, como a cisterna, ainda não foram pagos e, por isso, não podem ser mexidos. Para que não falte água no ginásio na reinauguração, quatro caixas dágua foram instaladas, provisoriamente. Provisório também é o alvará concedido pelos bombeiros, em novembro.
O ginásio começa agora a ter sua grade de atividades preenchidas, especialmente com aulas de iniciação esportiva para crianças e adolescentes da cidade, além dos treinamentos de equipes locais.
"Investimos cerca de R$ 150 mil em ajustes. Consertamos o piso da quadra, corrigimos as instalações elétricas e hidráulicas. Compramos o placar eletrônico, consertamos o telhado. Com as fortes chuvas da última semana, vimos que ainda ficaram alguns pontos em que será preciso reforçar a vedação, mas nada que se compare ao que tínhamos antes", afirma o secretário de Esportes de São José dos Pinhais, Thiago Bührer.
A primeira competição está marcada para esta semana, a partir da quarta-feira, dia 19, com um torneio internacional de futsal, reunindo o Sorocaba/Brasil Kirin, o bicampeão da Liga Nacional, o ADC Intelli/Orlândia, o Racing e o River Plate, ambos da Argentina.
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Defesa de Braga Netto diz que provará que não houve obstrução das investigações
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
Da revolução à ruína: a fraqueza original que selou o destino do comunismo soviético
Deixe sua opinião