• Carregando...
Ronaldinho Gaúcho disputa com Rafael Nadal o prêmio de melhor retorno ao esporte | Henry Milléo / Gazeta do Povo
Ronaldinho Gaúcho disputa com Rafael Nadal o prêmio de melhor retorno ao esporte| Foto: Henry Milléo / Gazeta do Povo

Ronaldinho Gaúcho está de volta na disputa de um prêmio internacional. O meia do Atlético-MG foi indicado nesta quarta-feira (26) ao Prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte, na categoria de melhor retorno do ano. Em 2013, Ronaldinho foi o principal nome do Galo na conquista da Libertadores.

A badalada premiação, que neste ano será realizada em Kuala Lumpur, na Malásia, depois de o Rio de Janeiro perder o direito de abrigá-la por mais uma vez ao não conseguir cumprir obrigações contratuais, está marcada para acontecer no dia 26 de março.

O candidato mais forte de Ronaldinho será o tenista Rafael Nadal. Após oito meses afastado por uma lesão no joelho, o espanhol retornou às quadras em fevereiro do ano passado e reassumiu a liderança do ranking mundial. A russa Yelena Isinbayeva, estrela do salto com vara, também estará na disputa após se sagrar campeã mundial em Moscou. O time de iatismo da Oracle, campeão da America's Cup, também está nesta disputa, assim como figuram como concorrentes o francês Tony Parker, eleito melhor jogador do Europeu de Basquete de 2013 após se recuperar de séria lesão no olho, e Tiger Woods, que voltou a ser líder do ranking mundial no golfe.

Além de Ronaldinho, o Brasil estará presente nas outras duas categorias desta edição do Laureus. A seleção brasileira de futebol será concorrente ao prêmio de melhor equipe coletiva do mundo em 2013. Indicado após ter conquistado o título da Copa das Confederações, o time de Felipão terá como rivais nesta disputa o All Blacks, time de rúgbi da Nova Zelândia; o Bayern de Munique, que ganhou tudo que era possível no futebol no ano passado; os irmãos gêmeos norte-americanos Mike e Bob Bryan, maiores duplistas do tênis na atualidade; o Miami Heat, atual bicampeão da NBA; e a Red Bull, que na temporada passada da Fórmula 1 conquistou seu quarto título seguido do Mundial de Construtores da categoria.

A outra categoria que conta com brasileiros concorrentes é a que elegerá o atleta de esportes de ação do ano. Maya Gabeira, que sofreu grave acidente ao surfar uma onda gigante em Nazaré, Portugal, representará o país ao lado do skatista Bob Burnquist, que voltou a brilhar em uma edição do X-Games no ano passado.

Melhores

A organização do Laureus também anunciou os finalistas de cinco categorias do prêmio que elegerá os maiores nomes do esporte em 2013. Na premiação individual masculina, o jamaicano Usain Bolt, o português Cristiano Ronaldo, o espanhol Rafael Nadal, o norte-americano LeBron James, o britânico Moh Farah e o alemão Sebastian Vettel foram eleitos os finalistas.

Já nesta mesma categoria entre as mulheres, as concorrentes são a russa Yelena Isinbayeva, as norte-americanas Serena Williams e Missy Franklin, a alemã Nadine Angerer, a jamaicana Shelly-Ann Frases-Pryce e a eslovena Tina Mazé.

Entre os indicados acima, Bolt, astro maior do atletismo, e Serena, grande nome do tênis feminino mundial, já faturaram o Prêmio Laureus três vezes cada um. Já Nadal e Isinbayeva conquistaram essa honraria em duas oportunidades, enquanto Tiger Woods levou o prêmio uma vez, em 2010.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]