• Carregando...
 | /Divulgação
| Foto: /Divulgação

Bicampeão mundial de skate na categoria street (2008 e 2010), o cascavelense Rodolfo Ramos embarcou em 2016 naquela que definiu como a melhor experiência de seus 31 anos de vida: atuar como embaixador do esporte radical em países ‘exóticos’, onde a modalidade é pouco (ou nada) difundida.

SIGA a Gazeta do Povo no Twitter

E a primeira parada de Gugu, como é conhecido o atleta, foi na Índia, segunda nação mais populosa do mundo. “A reação das pessoas vendo o skate pela primeira vez era impressionante”, conta o skatista. “Um sorriso tão lindo no rosto daquelas crianças. Não sei nem descrever a emoção que senti”, prossegue.

Durante dois meses, o paranaense percorreu diferentes localidades do país ao lado do também skatista profissional Nilton Neves. A empreitada da dupla brasileira rendeu os oito episódios da primeira temporada do programa Skate Sem Fronteiras, produzido e transmitido pelo canal por assinatura OFF. Uma segunda temporada, ainda sem destino definido, está a caminho.

“Pelos lugares que percorremos quase não vi nenhuma prática de skate, com exceção das cidades mais ocidentalizadas, como Bangalore. Nos outros lugares, as pessoas nunca tinham visto na vida”, atesta Gugu, que iniciou a carreira profissional em 2000, ainda aos 16 anos.

E, pelo currículo que ostenta, ele tem o ‘alvará’ necessário para difundir o esporte internacionalmente. Além dos dois títulos mundiais, acumula uma coleção de troféus nacionais, além de participações no XGames, um dos principais campeonatos de esportes radicais do planeta, sendo um dos mais eminentes nomes do esporte no cenário mundial.

Antes de ganhar o mundo, porém, foi em Cascavel, ao lado do irmão Wagner Ramos, também skatista profissional, que Gugu aprendeu as primeiras manobras que viriam a lapidar o estilo rápido e agressivo que marca suas performances. “Posso dizer que fui abençoado. Que eu me lembre, o skate foi um dos meus primeiros brinquedos e sempre tive o maior apoio da família”, relembra.

Apesar de residir há dez anos em Florianópolis, Gugu celebra Curitiba como um dos celeiros mais destacados do skate brasileiro e faz uma declaração de amor ao esporte. “Eu pretendo andar de skate até minhas pernas não aguentarem mais. O skate foi a melhor faculdade da vida que eu poderia ter”, decreta.

Uma aventura na Índia sobre quatro rodinhas

Bicampeão mundial de skate street, paranaense Rodolfo Ramos, o Gugu, grava documentário e relata experiências no exótico e populoso país.

+ VÍDEOS

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]