• Carregando...
Luiz Augusto Zanon conversa com as jogadoras em treino: técnico está promovendo a renovação da seleção feminina de basquete | Divulgação CBB
Luiz Augusto Zanon conversa com as jogadoras em treino: técnico está promovendo a renovação da seleção feminina de basquete| Foto: Divulgação CBB

A seleção brasileira feminina de basquete irá estrear nesta quarta-feira na 33.ª edição do Campeonato Sul-Americano, que será realizado em Mendoza, na Argentina. O Brasil começará a campanha diante do Chile quarta-feira, às 14 horas (de Brasília), e o técnico Luiz Augusto Zanon exibiu empolgação com o estágio de preparação alcançado pelo time nacional antes do início da competição. O Brasil está no grupo A, com Chile, Peru e Colômbia.

A jovem equipe brasileira treinou dois meses para o Sul-Americano, no qual o país defenderá uma longa hegemonia, pois buscará o seu 24.º título invicto do torneio e 14.º consecutivo invicto. Neste longo período de treinos, o Brasil encarou duelos contra duas equipes da WNBA - a liga feminina de basquete dos Estados Unidos -, o Atlanta Dream e o Washington Wizards, e teve pela frente as seleções de Canadá, Porto Rico e China em dois torneios amistosos em solo chinês.

"As jogadoras conseguiram executar o que está sendo pedido e evoluímos bastante como grupo. Não foi o resultado, mas o comportamento do time que foi bastante satisfatório", avaliou Zanon, que assumiu a equipe no fim de março, sobre o período de preparação.

Sobre os adversários, Zanon vê a equipe chilena com força, após fazer um bom amistoso contra o Paraguai, mesmo desfalcada. E mesmo com os problemas recentes que a seleção feminina vem passando nos últimos anos, como no fraco desempenho na Olimpíada de Londres, em 2012, o treinador afirma que na América do Sul o Brasil é o alvo a ser abatido. "Todos os adversários, independentemente do nível, vão querer nos vencer pelo histórico que o país possui em Sul-Americanos. Nosso preparo foi todo para manter essa hegemonia, mesmo com um grupo bastante novo em que o lado emocional ainda não está aflorado, no que diz respeito ao comportamento", completou Zanon.

Depois de estrear contra o Chile nesta quarta-feira, o time enfrenta o Peru na quinta, às 14h30 (de Brasília), mesmo horário do duelo de sexta contra a Colômbia.

Já o Grupo B conta com Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, sendo que os quatro primeiros colocados do torneio garantem vaga na Copa América do México, no fim de setembro, que vai assegurar aos três melhores países vaga no Mundial da Turquia, em 2014.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]