• Carregando...
Kolohe Andino tira um 10 no round 4, antes de ser eliminado na repescagem pelo australiano Joel Parkinson. | Kirstin Scholtz/WSL
Kolohe Andino tira um 10 no round 4, antes de ser eliminado na repescagem pelo australiano Joel Parkinson.| Foto: Kirstin Scholtz/WSL

O brasileiro Gabriel Medina terá que passar pela repescagem para continuar com chances de assumir a liderança do ranking do Mundial de surfe. Nesta terça-feira (27), o atual campeão mundial foi derrotado pelo compatriota Italo Ferreira na quarta fase da etapa de Peniche, em Portugal, a penúltima da temporada.

Italo obteve 17,17 pontos, contra 10,73 de Medina. O terceiro colocado na bateria foi Michel Bourez, que totalizou 7,77.

Na repescagem, Medina enfrentará o havaiano Keanu Asing. Já Italo está garantido nas quartas de final e aguarda a definição do seu adversário. Além de Italo, Filipe Toledo, o Filipinho, é o outro brasileiro classificado entre os oito melhores.

Medina e Filipinho podem assumir a liderança do ranking em Portugal com os descartes – os dois piores desempenhos dos surfistas durante o Mundial são descontados – após as eliminações do australiano Mick Fanning, que ocupa a liderança, e do brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, vice-líder. Os dois caíram na terceira fase da competição. Owen Wright e Julian Wilson, terceiro e quarto colocados respectivamente, caíram ainda antes, na segunda rodada.

Para isso, um deles precisa vencer a etapa de Peniche.

Sem contar os resultados da etapa de Peniche e os descartes, Fanning é o líder com 49.900 pontos, contra 49.450 de Mineirinho. Medina é o quinto colocado com 40.650 pontos, enquanto Filipinho tem 40.200.

A etapa de Peniche é a penúltima da temporada. A última será em Pipeline, no Havaí, que será realizada entre os dias 8 e 20 de dezembro.

O equilíbrio da competição no mar português pode ser simbolizado pela trajetória do norte-americano Kolohe Andino. Apesar de tirar a maior nota do dia, um 10 no quarto round, com direito a um belo tubo, ele acabou perdendo para Filipinho (19 a 18 no total), indo parar na repescagem. Lá, perdeu de novo, desta vez para Joel Parkinson, da Austrália, e acabou eliminado da etapa.

A outra bateria da repescagem que acabou sendo realizada nesta terça-feira teve a vitória do norte-americano Brett Simpson sobre o compatriota Nat Young, por 9,77 a 6,33.

Assim, as quartas de final têm dois confrontos definidos: Filipinho encara Joel Parkinson na primeira bateria e o português Frederico Morais pega Brett Simpson. O francês Jeremy Flores espera o vencedor de Vasco Ribeiro, de Portugal, e Michel Bourez, da Polinésia, e Italo Ferreira aguarda o ganhador do duelo entre Gabriel Medina e Keanu Asing, do Havaí.

Confira a onda de Italo Ferreira que empurrou Medina para a repescagem:

Veja também a nota 10 de Kolohe Andino, a melhor do dia em Portugal:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]