• Carregando...
Gláucio Geara: elenco prometeu recuperação no torneio | Albari Rosa / Gazeta do Povo
Gláucio Geara: elenco prometeu recuperação no torneio| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

Atleticanas

Juniores

Paulo Castro, o Paulinho, que era o técnico da equipe de juniores do Atlético, saiu do clube para co­­man­­dar o time juvenil do São Paulo. Com isso, o auxiliar-técnico da equipe profissional, Sandro Forner, assume o sub-20 do Furacão.

Baier

O departamento médico atletica­­no informou que Paulo Baier está liberado para enfrentar o Grêmio. No treino de hoje o técnico Paulo César Carpegiani deve solucionar a dúvida se o meia poderá jogar ao lado de Branquinho, Maikon Leite, Bruno Mineiro e Guerrón ou se alguém sairá da equipe.

Arbitragem

O carioca Djama José Beltrami Teixeira será o árbitro do jogo com o Grêmio. Ele será auxiliado por duas mulheres: Katiuscia Mayer Berger Mendonça, do Espírito Santo, e Lilian da Silva Fernandes Bruno, do Rio de Janeiro.

  • Veja que essa é a melhor colocação do Atlético nos últimos seis anos na 16ª rodada

Com a vitória diante do Pru­­dente, fora de casa, o Atlético che­­gou ao melhor início de Brasileiro dos últimos seis anos. Analisando-se a pontuação que o Furacão tinha após a 16.ª ro­­dada nos campeonatos de 2005 a 2010, nunca a equipe atleticana teve tantos pontos.

A pior marca neste período ocorreu justamente no ano passado, quando o Rubro-Negro chegou nesse estágio do torneio com apenas 15 pontos. São cinco a menos do que o que ostenta o grupo de Paulo César Car­­pegiani. O melhor rendimento, até então, vinha da edição de 2007, quando o Furacão acumulou 19 pontos em 16 jogos.

Porém, ao analisar o aproveitamento em cada ano, é possível concluir que, apesar da melhora, ainda falta muito para o Atlético voltar aos anos dourados. Até agora o Rubro-Negro tem 41,67% de aproveitamento, pouco para brigar no pelotão de elite, mas bem mais que os 31,25% desta época em 2009.

Evolução que surge como es­­perança para a torcida, cansada de, desde de 2004, conviver com o risco do rebaixamento. Em maior ou menor grau. No en­­tanto, com os últimos resultados, tanto os torcedores, como os próprios jogadores e dirigentes vivem a expectativa de que o time engrene e suba na tabela.

Essa também é a expectativa do presidente do Conselho De­­liberativo atleticano, Gláu­­cio Geara, que espera um reflexo na motivação dos atletas. "Foi um compromisso do grupo de jogadores e da comissão técnica de que haveria uma recuperação. Espero que essa evolução seja motivacional e que comecemos uma arrancada", afirmou o dirigente.

A confiança no clube vem da série de duas vitórias consecutivas e do fato de disputar os dois próximos jogos, contra Grêmio e Ceará, na Arena. A aposta no poder da Baixada se explica. Dos sete jogos realizados no Joa­­quim Américo neste Brasileiro, foram quatro vitórias, dois em­­pates e apenas a derrota para o Cruzeiro.

Diante disso, os atleticanos já começam a sonhar mais adian­­te. Para se ter uma ideia da importância de resultados positivos nessas próximas partidas, o Atlético chegaria a 26 pontos ao final da penúltima rodada do primeiro turno, apenas um a menos que na famosa temporada de 2004, a do vice na­­cio­­nal, última antes do começo do "inferno rubro-negro".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]