
O Coritiba poderia ter ficado a dois pontos do grupo de classificação à Libertadores. Mas, para isto, era necessário vencer fora de casa, o que novamente não ocorreu. O time alviverde foi derrotado pelo Ceará por 3 a 2 e aumentou de quatro para cinco pontos a distância para os que hoje se classificariam ao torneio continental.
O resultado atingiu ainda o outro paranaense na disputa do Brasileirão. Graças ao tropeço coxa-branca, o Atlético viu um rival direto abrir vantagem na luta contra o rebaixamento (hoje o clube está a 5 pontos para deixar a ZR).
No caso coxa-branca, continua o jejum fora de Curitiba. A última vitória foi no dia 17 de agosto, quando venceu o Santos na Vila Belmiro. Depois, foram dois empates e três derrotas. Um aproveitamento no Brasileiro de 23 % como visitante (o 5.º pior desempenho).
Para se ter uma ideia do drama coxa-branca, o desempenho como forasteiro é inversamente igual ao de mandante. Se no Couto Pereira foram oito vitórias e duas derrotas, longe do seu estádio foram oito derrotas e apenas duas vitórias.
Para piorar, o próximo adversário, o Figueirense, no domingo, também será desafiado longe do Alto da Glória. Mas o técnico Marcelo Oliveira tenta ser otimista.
"Se eu ficar pensando que fora tem acontecido assim, vou ser muito pessimista. Vamos trabalhar forte na semana para tentar ganhar o jogo", garantiu o treinador.
"Pode soar como desculpa ou um discurso repetitivo: se tivéssemos um poder maior de definição poderíamos ter conseguido a vitória", alegou Oliveira.
"Não foi o que esperávamos, mas estamos na briga. Podemos até perder, mas não podemos desistir do trabalho e do nosso objetivo", seguiu o técnico.
Entre os jogadores, o abatimento após conseguir empatar o jogo duas vezes, com dois gols de Bill, e ainda sair derrotado era evidente. Porém, no discurso, o fato de o Coxa ter permanecido em 9.º lugar foi enaltecido pelo zagueiro Lucas Mendes.
"Não teve estrago algum. Continuamos na mesma posição na tabela e temos que buscar uma vitória no jogo dificílimo contra o Figueirense", avaliou o zagueiro.
O fato de o próximo adversário ter vencido o Santos por 3 a 2, na Vila Belmiro, foi lembrado pelo volante Léo Gago. "Eles vão vir muito motivados, ganharam do Santos. Mas é possível vencer", apostou o jogador, deixando a esperança para o torcedor de ver o seu time brilhar também longe do Couto Pereira.








