• Carregando...
 | Jonathan Campos / Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo
  • Último Atletiba disputado no Couto Pereira terminou empatado em 0 a 0, mesmo placar da partida que aconteceu no primeiro turno do Brasileirão, na Arena da Baixada

Semana de Atletiba é sempre diferente. Torcedores de Atlético Paranaense e Coritiba fazem o "esquenta" da disputa que vai acontecer em campo no trabalho, na escola e pelas ruas, com piadinhas sobre a situação uns dos outros, relembram os últimos resultados (que tanto servem para comprovar uma superioridade, quanto para se justificar de um momento ruim), e falam com orgulho dos títulos conquistados sobre o rival.

O palco do maior clássico do futebol paranaense em sua mais nova edição será mais uma vez o estádio Couto Pereira (domingo, dia 25, a partir das 16h). Ali aconteceu a maioria dos jogos da dupla Atletiba na história dos confrontos (188, no total), pois tanto quando era chamada de Belfort Duarte (principalmente), quanto agora, a praça esportiva Alviverde sempre foi a maior da capital paranaense.

Nas primeiras décadas, o local acolheu não Atlético e Coritiba, mas todas as equipes paranaenses que precisassem de um estádio maior para comportar sua torcida. O estádio Coxa viu inúmeras finais de campeonatos Paranaenses, foi palco de jogos históricos, grandes decisões e recebeu em seu gramado os maiores jogadores que já atuaram no Paraná.

Se reserva boas lembranças para o torcedor coxa-branca, o estádio também esta na memória dos atleticanos. No Alto da Glória, uma vez como Belfort Duarte (em 1945) e outras três já como Couto Pereira (1982, 83 e 90), o Furacão conquistou o título estadual.

Mesmo assim, no histórico das partidas (dos títulos também, obviamente), a vantagem é ampla para o Coxa. Dos 188 jogos, o Alviverde venceu 82, perdeu 49 e empatou outros 58. Marcou 259 gols e viu suas redes balançarem 207 vezes.

O Couto Pereira também guarda em seus registros nove dos dez maiores públicos do clássico Atletiba até hoje (o 5º maior público, em 1998, foi registrado no estádio Pinheirão). O recorde foi em 17 de dezembro de 1978, num empate em 0 a 0, para 55.164 pagantes.

Qual foi o seu Atletiba inesquecível no Couto?

Como foi no bairro Alto da Glória que aconteceu a maioria dos clássicos entre Atlético e Coritiba na história das duas equipes, a Gazeta do Povo decidiu convidar o amigo leitor para contar sua história. Durante a semana os leitores podem enviar um email para arquibancada@gazetadopovo.com.br contando qual foi o seu Atletiba inesquecível disputado no estádio Couto Pereira.

Vale história de alegria, de conquista de título, de amor, de tristeza, engraçada e até dramática. Os melhores relatos (um de atleticano e outro de coxa-branca), eleitos pelos jornalistas de esportes da Gazeta do Povo, serão publicados na edição impressa de domingo. Todos os emails, desde que sem palavrões e incitações à violência, serão publicados no site da Gazeta.

Os primeiros relatos já chegaram e aos poucos serão publicados por aqui. Confira a primeira parte desta coletânea que já esta disponível.

Para ajudar sua memória, relacionamos todos os Atletibas disputados no estádio Couto Pereira (e Belfort Duarte). Confira:

Fonte:Helênicos e Furacão.com

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]