• Carregando...

Roger Federer é pentacampeão de Wimbledon. O suíço derrotou o espanhol Rafael Nadal, com parciais 7/6 (9/7), 4/6, 7/6 (7/3), 2/6 e 6/2, em 3h45m de partida. O jogo foi muito disputado e o número 1 do mundo não teve facilidades. O espanhol brigou até o fim da partida, mas teve seu saque quebrado no sexto e no oitavo games do quinto set.

Com a quinta conquista consecutiva em Wimbledon, Federer se iguala ao sueco Bjorn Borg, que venceu de 1976 a 1980. No feminino, apenas Martina Navratilova, de 1982 a 1987, ganhou cinco ou mais títulos seguidos no All England Club.

- Cada um dos títulos é especial. Jogar contra um campeão como Rafael (Nadal), na final, significa muito. Igualar a Bjorn (Borg) também. Não falo sueco, mas o que posso dizer a ele? Obrigado por vir. É uma honra jogar em frente a ele - disse Federer ao receber o troféu.

O suíço também comemorou o fato de ter salvo quatro break points no set decisivo, todos antes de conseguir quebrar o saque de Nadal.

- Você dá sorte, às vezes - brincou. Foi uma partida dura. Disse a Rafael, na rede, que ele merecia o título tanto quanto eu.

A PARTIDA

Federer começou o jogo de forma brilhante, quebrando o saque de Nadal logo no segundo game do jogo. Em seguida, o número 1 do mundo sacou bem para abrir 3 a 0.

Parecia que o suíço repetiria a vitória tranqüila da final do ano passado, mas Nadal não demorou a reagir. O espanhol calibrou seu jogo e, mesmo com Federer subindo à rede e lhe pressionando, Nadal executou três passadas e quebrou de volta no quinto game. Em seguida, sacou e igualou a parcial.

O set continuou sem quebras até o tie-break, que foi emocionante. Nadal salvou três set points consecutivos, mas não resistiu. Sacando com o placar em 7/7, jogou um backhand na rede e deu outra chance ao suíço. Federer não desperdiçou e fechou o set com um belo voleio cruzado.

A segunda parcial começou igualmente equilibrada e, no quinto game, Nadal foi o primeiro a ter chances no serviço do rival. Federer se salvou com dois aces e confirmou o saque logo depois. No décimo game, no entanto, o suíço não resistiu. Nadal executou uma passada, caindo no chão para tomar a frente no game (15/30). Dois pontos depois, com uma passada de backhand na cruzada, o espanhol conseguiu a quebra e a parcial.

O terceiro set foi o mais equilibrado do jogo. Federer teve um break point logo no primeiro game, mas desperdiçou a oportunidade, mandando um backhand longo. A partir daí, os dois tenistas seguiram confirmando seus serviços até o tie-break. No game de desempate, o suíço sacou melhor e não foi ameaçado. Nadal cometeu dois erros não forçados que lhe custaram caro.

A quarta parcial foi inteira do espanhol. Ele quebrou o saque de Federer duas vezes e abriu 4 a 0, sem dar chances ao número 1 do mundo até o fim da parcial. Quando vencia por 4 a 1, Nadal pediu atendimento médico e o fisioterapeuta colocou uma bandagem no joelho direito do espanhol. Nadal voltou bem. O suíço cometia muitos erros não forçados e os jogo foi para o quinto set.

A parcial decisiva começou nervosa, com o público fazendo mais barulho, e cada ponto era muito disputado. No terceiro game, Nadal conquistou dois break points, mas um bom saque do suíço e um erro não forçado do espanhol salvaram Federer, que confirmou o serviço e abriu 2 a 1. No quinto game, Federer voltou a ter seu serviço ameaçado. Nadal teve outras duas chances de quebra, mas dois saques indefensáveis fizeram o suíço respirar.

No game seguinte, o suíço deu um show. Conseguiu duas bolas vencedoras e conquistou três chances de quebra. Na primeira oportunidade, ele devolveu o saque para fora, mas na segunda conseguiu matar o ponto com uma paralela de direita. Jogando com uma quebra de vantagem, Federer passou a atuar de forma mais solta, batendo mais forte e errando menos.

Nadal parecia cansado e já não mantinha o mesmo aproveitamento com o primeiro serviço. No oitavo game, graças a belas devoluções, Federer conseguiu outra quebra e chegou ao título.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]